Reunião sobre Mobilidade Cicloviária debate importantes ações para a área

Praia Grande recebeu a última reunião do ano da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento, que busca debater melhorias e ações nas áreas de segurança e infraestrutura para o uso de bicicletas na Baixada Santista e em todo Estado, contou com o apoio da Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). Na ocasião, o evento reuniu os principais articuladores e representantes do ciclismo regional, além de autoridades na área do Poder Legislativo Estadual, cidades da Região e do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

Participaram da mesa de autoridades o secretário de transportes de Praia Grande e coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística do Condesb, Leandro Avelino; o coordenador da União de Grupos de Bikes de São Paulo, André Vinícius Garcia; o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira; representante da CET de Santos e membro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo, Marco Vieira; e o presidente da União dos Vereadores da Baixada (Uvebs), Roberto Andrade e Silva, o Betinho; além da participação, de forma virtual através de plataforma de videoconferência, do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária, Sebastião Santos.

Dentre os temas debatidos na reunião estavam as características das ciclovias na Baixada Santista e a regulamentação das bicicletas motorizadas, que atualmente tem como base legal a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 947 de 28/03/2022, que dispõe sobre ciclomotores, equipamento de mobilidade individual autopropelido, bicicleta com motor auxiliar e os equipamentos obrigatórios necessários a condução nas vias públicas abertas ao trânsito.

De acordo com o secretário de Transportes de Praia Grande e coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb, Leandro Avelino, encontros como este são essenciais para discutir os principais pontos relacionados às questões cicloviárias. “Pela característica metropolitana da Baixada Santista, assim como também a sua geografia, acaba propiciando a alta utilização da bicicleta como principal meio de transporte, além de ser um veículo muito utilizado para o lazer. Por isso, a preocupação com as questões de infraestrutura e segurança para esse público é grande e constante”.

A próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária da Assembleia Legislativa de São Paulo está prevista para acontecer em março de 2023.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*