Começaram pela recomposição da calçada em frente ao Fórum as obras de requalificação da Praça José Bonifácio, no Cento Histórico. Os trabalhos, agora a cargo da Rodoserv Engenharia Ltda., foram reiniciados na última sexta-feira (26), com prazo contratual até junho.
O projeto da Prefeitura havia sido interrompido devido ao descumprimento do prazo por parte da empreiteira Jea, vencedora da licitação, que recebeu várias notificações e teve o contrato rescindido obedecendo à legislação pertinente a obras públicas.
O objetivo principal da Administração Municipal é garantir a acessibilidade plena e valorizar a área de oito mil metros quadrados onde estão imóveis históricos, a exemplo do Teatro Coliseu, Catedral e a Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio, onde funciona a Biblioteca Municipal Alberto Sousa.
A revitalização da praça está voltada também para a valorização da historicidade do Centro Histórico, reforçando os valores cívicos e coletivos da Cidade, conforme lembrou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), cujos técnicos acompanham e supervisionam as obras.
“O projeto resgata a ambiência em uma área de bens protegidos pelo patrimônio histórico”, prosseguiu, lembrando que a praça está no trajeto da segunda fase do VLT, que circula pela Rua Amador Bueno até ingressar na Constituição. “Isso exige uma readequação da mobilidade de forma integrada, em um processo indutor de desenvolvimento urbano”, frisou.

Faça um comentário