Em mais uma iniciativa inovadora de revitalização urbana, a Prefeitura de Santos criou o Projeto Reviverde para transformar áreas degradadas e locais de descarte irregular em pequenos espaços verdes, de convivência e integração comunitária. O projeto já mapeou 54 áreas por toda Cidade para atuação.
Desenvolvido pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o projeto integra ações de zeladoria com paisagismo, plantio de flores, mobiliário sustentável, arte urbana e escuta ativa das comunidades locais, promovendo melhorias na paisagem urbana e no bem-estar da população. .
O Reviverde segue o conceito de acupuntura urbana, realizando intervenções estratégicas que funcionam como pequenos pulsos de vida em espaços públicos sem utilidade. As áreas são identificadas com apoio das cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro Histórico, Morros, Zona Noroeste, Zona da Orla/Intermediária) e da população por meio dos canais Viva o Bairro e da Ouvidoria Municipal.
As intervenções urbanas realizadas pelo projeto Reviverde ocupam, em média, 20 metros quadrados, abrangendo espaços como muros e calçadas. No entanto, também contempla ações em áreas de maior porte, como é o caso do Conviverde – a 5ª base do Parque dos Mangues – localizada na Rua Pedro Paulo Di Giovanni, entre as ruas Pascoal Lembo e Roberto Molina Cintra, que possui aproximadamente 4 mil metros quadrados de extensão.

Faça um comentário