
A prefeitura de Praia Grande enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar, cujo objetivo é obedecer ao trâmite legal para utilização de parte dos recursos oriundos do Superávit Financeiro e excesso de arrecadação do exercício anterior (2022) em ações e projetos no Município. A pauta será apreciada e votada pelos vereadores.
O trâmite é necessário para que os recursos sejam acrescentados ao orçamento atual (2023), uma vez que, quando o mesmo foi elaborado, não havia como precisar os valores referentes a superávit e excesso de arrecadação.
Os créditos que devem ser incorporados ao orçamento de 2023 são de R$ 109.592.209,18 e R$ 8.633.798,82 e serão utilizados nas seguintes áreas: Saúde, Educação, Finanças, Serviços Urbanos, Urbanismo, Segurança Pública, Transportes, Habitação, Esporte e Lazer, Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Praia Grande e Assistência Social.
Na área da Saúde, por exemplo, os créditos serão utilizados na ampliação de leitos do Hospital Irmã Dulce, nas demandas de vacinação, aquisição de insumos para a rede Básica e de Média e Alta Complexidade, custeio da folha de pagamento dos profissionais da Atenção Primária, da Vigilância em Saúde, do SAMU e Agentes Comunitários de Saúde, ações de combate e enfrentamento à covid-19, entre outros.
Na Educação, a verba será utilizada na construção de unidade escolar de educação infantil nos bairros Caiçara e Melvi e ampliação das Escolas Municipais Professora Maria Clotilde e Ronaldo Sergio Alves Lameira Ramos. Também estão previstos reposição de mobiliários nas unidades de Ensino Fundamental, aquisição de mochilas para os alunos da creche, pré-escola e Ensino Fundamental, além de contratação de empresa para fornecimento e instalação de Sistemas de Microgeração Fotovoltaica para as unidades escolares e custeio de folha de pagamento da pasta.
Já na área de infraestrutura, a Cidade contará com verba para, junto ao convênio firmado com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), implantar pavimento asfáltico e sistema de drenagens em vias e/ou trechos de vias nos bairros Melvi, Mirim, Quietude, Vila Sonia e Canto do Forte. A Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) receberá aporte visando a continuidade nos serviços de manutenção dos Ginásios Falcão e Rodrigão e diversos outros serviços realizados pela pasta.
Outras secretarias também poderão ampliar seus atendimentos: a Secretaria de Assistência Social (Seas) receberá parte da verba para dar continuidade aos projetos sociais, também será possível para a Secretaria de Urbanismo (Seurb) adquirir computadores específicos para gráficos e projetos. Já a Secretaria de Habitação (Sehab) utilizará parte dos recursos na continuidade das obras do conjunto habitacional Praia de Caieiras, entre diversos outros setores que também receberão investimentos oriundos desta legislação.
Faça um comentário