Prefeito Mourão apresenta plano para reabertura do comércio

A Prefeitura de Praia Grande está formatando uma minuta que se transformará em decreto municipal e que dará as diretrizes do plano estratégico de abertura gradual dos setores da economia local. As medidas poderão ser colocadas em prática já partir do próximo dia 31 de maio, caso o Governo do Estado de São Paulo confirme a flexibilização da quarentena, imposta com os objetivos de tentar frear o aumento de casos da convid-19 e ainda evitar o colapso no sistema de saúde.

O planejamento, as possíveis ações e etapas deste processo foram debatidos em reunião online, que contou com o prefeito Alberto Mourão, a direção da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do Município, empresários praia-grandenses e integrantes das secretarias municpais de Saúde Pública (Sesap), Planejamento (Seplan) e Assuntos Institucionais (Seai).

Durante mais de três horas, os participantes acompanharam a explanação do prefeito de Praia Grande e também tiveram a oportunidade de opinar e dar sugestões relacionadas as possíveis medidas que terão impacto na economia local. A Administração Municipal utilizou como critério para convocação dos empresários o levantamento das atividades comerciais da Cidade para contar com representantes de todos os segmentos. A ideia é que este grupo se transforme em multiplicadores de informações para os demais com relação ao resultado do debate de ideias.

No início da reunião, Mourão explicou em ordem cronológica dos fatos as ações dos três entes federativos desde o momento inicial da pandemia no País. Através de uma linha do tempo que contou com riqueza de dados e informações, o chefe do Executivo explicou os decretos federais, estaduais e municipais que foram colocados em prática ao longo dos últimos meses.

“O mundo parou, não foi só o Brasil. Exemplo disso é o sistema de transporte aéreo, que praticamente foi todo paralisado. O mais importante é que estamos reunidos com um objetivo único, o de como reativar a atividade econômica em nossa Cidade, em equilíbrio com o que será feito na região, no Estado e no País. Outra situação que deve ser analisada também com cuidado diz respeito ao momento de pós pandemia, que será ainda mais complicado. É preciso parar de brigar e procurar achar culpados. Só assim vamos unir forças para buscar saídas para vencer um inimigo único, que é a covid-19”, disse o prefeito.

A infraestrutura montada pela Prefeitura de Praia Grande para atender casos de coronavírus também foi colocada em pauta. O Município aumentou o número de leitos de UTI, instalou dois hospitais de campanha, nos ginásios Falcão e Rodrigão, um hospital para síndromes respiratórias, colocou em funcionamento uma central telefônica, contratou novos profissionais, adquiriu modernos equipamentos, e ainda implantou um sistema de fluxo diferenciado de atendimento nas 28 Usafas e nas unidades de Urgência e Emergência.

“Praia Grande fez a sua lição de casa. Algumas cidades da região, infelizmente,não fizeram. Aqui em nossa Cidade isso foi fundamental para o sistema municipal de saúde não entrar em colapso e atender os pacientes da melhor forma. Estamos com um índice de ocupação de leitos e UTIs dentro do esperado, por exemplo. Vamos trabalhar para que isso continue assim”, argumentou o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*