Prefeita Raquel Chini assina parceria com a Invest SP e busca acelerar o desenvolvimento econômico em Praia Grande

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, assinou  o protocolo de intenções com a Invest SP, agência paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade que é uma organização social ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. As outras cidades da Baixada Santista também fazem parte da iniciativa e assinaram a documentação.

Além dos prefeitos e representantes das cidades da Baixada, participaram também da reunião o presidente da Invest SP, Wilson Mello, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen da Silva, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais do Litoral Paulista), Jarbas Vieira Marques Júnior.

A parceria entre as cidades da Baixada, a iniciativa privada através de empresários e investidores e o Governo do Estado tem como principal objetivo acelerar a retomada e o desenvolvimento econômico da Região e, desta forma, fomentar a criação de mais empregos e geração de renda. As ações que serão estudadas devem levar em conta a vocação econômica de cada município.

“A união da nossa Região é fundamental na retomada econômica. Praia Grande tem trabalhado intensamente para oferecer um ambiente seguro para realização de negócios e a vinda de novas empresas. A Cidade investiu em obras de infraestrutura nos últimos anos em todos os bairros, fator determinante para chegada de mais investidores. A assinatura deste protocolo de intenções com a Invest SP é importante porque demonstra a preocupação que a Administração Municipal tem em manter o desenvolvimento da Cidade”, analisou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

Durante o encontro desta quarta na capital, já ficou definido que a próxima etapa deste processo de trabalho será a realização de reuniões técnicas entre representantes das prefeituras e da Invest SP. Um raio-x  das cidades será traçado, destacando os potenciais que poderão atrair futuros investidores. A meta é que até o final do mês de maio ocorra a apresentação de projetos voltados ao fomento de negócios na Baixada. 

O presidente da Invest SP, Wilson Mello, ressaltou que a Baixada Santista é considerada de fundamental importância para todo o Estado. O dirigente citou algumas ações que deverão ser trabalhadas: busca por alternativas para a produção de gás oriunda do pré-sal, análise das áreas pouco utilizadas da Usiminas, modernização do Porto de Santos e a definição quanto a implantação do Complexo  Andaraguá, em Praia Grande.

“A logística da Região precisa se modernizar para não perder as janelas de oportunidades. Um exemplo é o Grupo Rumo, que está sinalizando com investimentos na ordem de R$ 6 bilhões na malha férrea paulista, algo que vai impactar de forma positiva a Baixada”, disse Mello.

O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, exaltou a necessidade de trabalhar daqui para frente as ações pontuais de uma forma mais organizada e com o diferencial de um olhar regional. “Temos um grande percurso para percorrer. A Baixada tem um potencial enorme. Com criatividade, trabalho e dedicação vamos vencer os desafios que estão sendo impostos”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*