
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, é a nova vice-presidente da temática regional de Mobilidade Ativa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), em atividade que ocorreu no formato online. A gestão da chefe do executivo praia-grandense na função será até 2023.
“É com muito orgulho que aceitei o convite para atuar como vice-presidente da temática regional de Mobilidade Ativa da Frente Nacional dos Prefeitos.
Trata-se de uma importante oportunidade para buscar alternativas que possam favorecer as pessoas”, disse a prefeita.
Mobilidade ativa é o conceito que define a priorização de deslocamentos a pé ou que utilizam meios não motorizados como, por exemplo, bicicletas e patinetes. Essas atividades colaboram, entre outras coisas, para uma melhora na qualidade de vida das pessoas e também para preservação do meio ambiente.
Raquel Chini quer aproveitar o período de atuação na função para debater o tema baseando as discussões em dados técnicos. A meta é buscar alternativas para aprimorar e solucionar demandas relacionadas as necessidades das pessoas que se locomovem de forma ativa.
“É preciso analisar que as cidades durante muito tempo foram pensadas com foco nos veículos motorizados. Em Praia Grande, essa dinâmica de buscar oferecer condições adequadas e seguras da mesma forma para motoristas, pedestres e ciclistas já é uma realidade. Diversos obras realizadas nos últimos anos transformaram nosso Município em referência neste sentido”, explicou a prefeita.
Além de Raquel Chini, outros dois prefeitos da região também passam atuar em função semelhante na FNP. Os chefes do Executivo de Santos, Rogério Santos, e o de Guarujá, Válter Suman, foram eleitos, respectivamente, vice- presidentes de Cidades Portuárias e de Precatórios. “A Baixada Santista está bem representada. Isso demonstra que os gestores municipais das cidades da nossa região são capacitados. Essa troca de informações pode resultar em melhorias para a Baixada”, disse a prefeita de Praia Grande.
Referência – Atualmente, Praia Grande possui cerca de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, número que coloca a Cidade como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País. Essa infraestrutura não se resume somente a vias exclusivas a ciclistas, mas também a ações logísticas, atividades educativas e prêmios ganhos.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) da Cidade estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, fora do período de pandemia, quando Praia Grande é uma das cidades mais visitadas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.
Prêmios – O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.
Faça um comentário