Praia Grande reúne população para conscientizar sobre Método Canguru

Um abraço que salva vidas. Com esse lema, a Praça Portugal, no Bairro  Guilhermina, recebeu um abraço cheio de amor no evento da Semana de  Conscientização do Método Canguru, em Praia Grande, ocorrido nesta  sexta-feira (21). A iniciativa tem como principal objetivo beneficiar  recém-nascidos de baixo peso ou prematuros através da orientação da  família sobre a importância e benefícios do contato pele com pele  entre mãe e bebê.

O encontro foi marcado por apresentações artísticas das Unidades de  Saúde da Família (Usafas), além de ações de Ongs e entidades  apoiadoras da causa. De mãos dadas e vestidos de rosa e com um laço  amarelo que representa a ação, os participantes formaram uma grande  roda que iniciou o evento. A atividade também contou com a presença da  mascote canguru, para aproximar as crianças e sensibilizar a população  quanto à relevância do tema.

Em seguida, a médica e coordenadora do Núcleo Ampliado da Saúde da  Família na Atenção Básica (Nasf-AB) do Município, Kátia Mara Mendes  Ferreira Santos, abordou sobre a importância da iniciativa. “O Método  Canguru não é somente sobre adotar uma postura para carregar o bebê, o  Método Canguru é o contato pele a pele entre a mãe e o bebê. E esse  contato necessita de muito amor envolvido, pois ele gera vínculo,  facilita a amamentação, previne doenças, enfim, ele traz para a gente  uma série de possibilidades à vida. O colinho que cura é um  conhecimento que salva vidas”.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira,  comentou sobre a relevância do Método Canguru na prevenção de doenças.  “Nós ficamos muito contentes porque Praia Grande é precursora deste  método que salva vidas. Temos uma lei que regulamentou esse método e  disseminou para diversos municípios e estados. E é algo simples, mas  que salva vidas, evita doenças, reduz a mortalidade materno-infantil.  Também temos realizado capacitações em toda a rede, nas Usafas, no  Hospital Irmã Dulce, para aprimorar não só esse método, como o  atendimento nos vários níveis de Atenção à Saúde. O Município não está  medindo esforços para que a gente aprimore cada vez mais e dê uma  saúde de maior qualidade a toda a população de Praia Grande”.

O evento também teve uma apresentação da dança do canguru com as  funcionárias da Usafa Samambaia, além da exibição de dois duos de  dança da Companhia de Dança Diego Gonzalez. Uma aula de ritmos,  conduzida pela Academia da Saúde, encerrou o evento.

Participaram da ação profissionais da rede de Atenção Básica da Sesap,  membros da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina  (SPDM), gestora do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, gestores da  Secretaria de Educação (Seduc), além de representantes do CAMP Praia  Grande, da ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), da ONG Maternidade  Solidária, da Pastoral da Criança, do legislativo municipal, além da  população em geral.

Além do evento, durante toda a semana, ações específicas para divulgar  o Método Canguru estão sendo realizadas nas Usafas, além da  capacitação e sensibilização ocorridas no Hospital Municipal Irmã  Dulce. Na próxima semana, haverá uma capacitação sobre o tema com  chancela do Ministério da Saúde dedicada aos profissionais da rede de  Atenção Básica do Município.

Método Canguru – Pela semelhança como acolhe o filhote em uma bolsa  abdominal, o Método Canguru é um procedimento que começa a ser  praticado já na UTI Neonatal para que o bebê atinja o peso ideal e não  necessite de medicação, até que possa receber alta e ter a  continuidade do tratamento em casa. O bebê prematuro é colocado em  contato pele a pele com a mãe ou o pai. O processo acontece de forma  gradativa. Inicialmente, os pais tocam seu bebê, para depois colocá-lo  na posição “canguru”. Este contato do recém-nascido com os seus pais  inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família,  pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

A translactação é outro exercício ministrado junto aos pais. O  procedimento visa estimular o bebê à sucção do leite materno, o que,  segundo estudos, reduz em até sete vezes o risco de morte.

A iniciativa integra o programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde,  que prevê a qualificação de funcionários de todos os setores do  Complexo Hospitalar e da rede básica de saúde do Município.

A Semana de Conscientização do Método Canguru foi instituída em Praia  Grande através da lei nº 1815/2016, que também determinou que o dia 21  de outubro é o “Dia do Canguru”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*