Praia Grande inova e agiliza atendimentos da Secretaria de Finanças

Moderna ferramenta já está disponível e pode ser utilizada por empresas e autônomos

Modernizar, desburocratizar, agilizar e tornar mais acessíveis os serviços públicos e atendimentos para a população. A Prefeitura de Praia Grande tem desenvolvido diversas ações para atingir estes objetivos. Agora, a Cidade deu mais um importante passo. A Secretaria de Finanças (Sefin) iniciou o funcionamento do ‘Guichê Virtual’. A ferramenta tecnológica oferece 30 serviços pela internet e pode ser utilizada por empresas e autônomos.

Para acessar o ‘Guichê Virtual’ é simples. Basta que o interessado entre no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). A partir daí é só acessar a aba de Requerimento Digital. Todos os serviços oferecidos presencialmente no Paço Municipal pela Sefin para empresas e autônomos estão disponíveis nesta área a apenas um clique de distância.

“A plataforma é intuitiva, segura e pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet. Com o Guichê Virtual, o cidadão e as empresas podem resolver suas pendências de forma rápida e segura, diretamente de casa ou do trabalho. Isso representa economia de tempo e mais conforto para todos, além de desafogar o atendimento presencial”, explicou o secretário de Finanças da Prefeitura de Praia Grande, Cristiano Mola.

O ‘Guichê Virtual’ atende também a ordem de serviço GP/SEFIN Nº 01/2025. Assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão, o documento determinada a modernização dos canais de atendimento voltados aos contribuintes praia-grandenses.

Próxima etapa – O secretário de Fianças explicou ainda que na segunda etapa da implantação do ‘Guichê Virtual’ serão disponibilizados serviços como redução de IPTU para aposentados e pensionistas, outras solicitações de isenções tributárias, certidões relativas a tributos municipais para pessoas físicas ou jurídicas.

Confira a lista dos primeiros serviços disponíveis pela Sefin através do ‘Guichê Virtual’: 

– Alvarás para eventos temporários

– Autorização para panfletagem

– Apresentação de documentos complementares de alvará de localização e funcionamento

– Autorização para estacionamento temporário

– Alteração de responsável contábil (contador (a))

– Autorização para utilização do passeio público (calçada)

– Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de “autônomos estabelecidos”

– Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de “empresas”

– Solicitação de horário especial 24hs para temporada

– Solicitação de horário prorrogado de funcionamento

– Alteração do quadro societário (sócios)

– Alteração da natureza jurídica

– Alteração das atividades (CNAE/objeto social)

– Alteração de razão social e/ou nome fantasia

– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos

– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência

– Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo

– Reativação do alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos

– Reativação do alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência

– Reativação do alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo

– Alvará de localização e funcionamento – autônomos estabelecidos

– Alvará de localização e funcionamento – empresas como ponto de referência

– Alvará de localização e funcionamento – empresas com estabelecimento fixo

– Certidão de existência de inscrição municipal de permissionários

– Certidão de inexistência de inscrição municipal

– Certidão de existência de inscrição municipal

– Certidão de baixa de inscrição municipal

– Dedução de ISSQN

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