Praia Grande começa a realizar cirurgias ambulatoriais no novo  Pronto-Socorro Central

Estrutura permitirá reduzir tempo de espera para determinados procedimentos

Em mais uma ação da Prefeitura de Praia Grande para aumentar o acesso  da população aos serviços de saúde, o novo Pronto-Socorro Central,  localizado no Bairro Guilhermina, está iniciando a realização de  cirurgias ambulatoriais previamente agendadas. A unidade fará esse  tipo de procedimento pelo menos duas vezes por semana, diminuindo o  tempo de espera.

Os cirurgiões que atuam no Centro de Especialidades Médicas e  Ambulatoriais (Cemas) serão os responsáveis por conduzir os  atendimentos. Os pacientes que passarão pelas cirurgias ambulatoriais  no Pronto-Socorro Central são aqueles que já passaram com os médicos  especialistas na rede municipal e estão aguardando serem chamados.

Serão atendidos nesta terça-feira (28) dez pacientes, que passarão por  procedimentos como cantoplastia (lesões de unha) e retirada de cisto  sebáceo. Posteriormente, poderão ser realizados também outros  procedimentos, como: cirurgia plástica de liquen plano, biópsias de  pele, remoção de verrugas, calos e queratose, cirurgia de xantelasma,  de hemangioma, retirada de lesões de pele e lipomas e frenectomia.

A realização desse tipo de serviço é possível graças à estrutura  moderna do Pronto-Socorro Central, que possui duas salas de cirurgia  para procedimentos ambulatoriais. São equipamentos que permitem  cirurgias que podem ser feitas sem a necessidade de longas  internações. Desta forma, o paciente dá entrada no equipamento, passa  pelo procedimento e é liberado no mesmo dia.

Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow  Nogueira, esse tipo de estrutura oferece maior agilidade no  atendimento e contribui para a diminuição do tempo de espera para  inúmeros procedimentos, que normalmente dependem de vagas do Governo  do Estado.

“As cirurgias ambulatoriais no PS Central fazem parte do plano de  governo da prefeita Raquel Chini de ampliação do acesso aos serviços  de saúde. Com essas duas salas cirúrgicas, a gente consegue fazer  aqueles procedimentos que não precisam de internação e que podem ser  resolvidos de forma rápida, muitas vezes até sem a necessidade de  anestesista. É mais um avanço importante na saúde pública em Praia  Grande”, destacou o secretário.

Cirurgias eletivas – Esses procedimentos no PS Central somam-se às  cirurgias já ofertadas pela Administração Municipal, que atualmente  conta com o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), além do  credenciamento da Santa Casa de Santos e, agora, do Hospital Igesp  Litoral, para a realização de cirurgias eletivas (previamente  agendadas, que não são urgentes).

Sobre o PS Central – O novo Pronto-Socorro Central, que fica  localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 1.491, no Bairro  Guilhermina, atende urgências e emergências todos os dias da semana,  24 horas. A unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em  área anexa ao Hospital Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o Hospital, que  conta atualmente com cerca de 250 leitos em funcionamento, poderá  expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe projeto para  ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

O novo PS Central de Praia Grande possui modernos aparelhos, como um  tomógrafo. Além das duas salas de cirurgias ambulatoriais, outro  diferencial da unidade é o consultório odontológico, que atende casos  relacionados a urgência.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia  Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais  qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais  Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de  promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*