“O corpo diz o que as palavras não podem dizer”. A frase da dançarina e coreógrafa norte-americana Martha Graham exemplifica bem o sentimento dos amantes da dança que comparecerem ao Palácio das Artes nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), às 20h30. A Companhia de Danças de Diadema fará duas apresentações gratuitas (os ingressos serão entregues a partir de uma hora antes do evento) que prometem emocionar o público.
Com classificação indicativa de 14 anos, o espetáculo de quinta, denominado de “EU por detrás de MIM”, surgiu do contato da diretora geral e concepção coreográfica, Ana Botosso, com as obras do dinamarquês Olafur Eliasson na exposição “Seu corpo da obra”, exibida em 2012.
Ela se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos, pois a exposição trazia espelhos em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a iniciar algumas pesquisas sobre o assunto.
As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de ambiguidade entre o “dentro“ e “fora”. Ambiguidade esta trazida para o corpo pela coreógrafa, posteriormente, com a influência de outra obra, o conto “O espelho” de Guimarães Rosa. Assim, transitando pelo mundo dos reflexos e das reflexões, imaginou-se a possibilidade de um universo existente por
detrás dos espelhos, um mundo à parte deste que conhecemos. Já na sexta, a classificação indicativa de “Força Fluída” é livre. Criada pelo coreógrafo coreano Jaeduk Kim, o artista busca transitar pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a trilha sonora, baseada em
cânticos naturais de influência oriental, utilizando sons de instrumentos típicos de sua tradição e voz monocórdia para expressar diferentes sentimentos, como firmeza e delicadeza, em momentos distintos.
Endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Bairro Boqueirão.
Faça um comentário