Paulo Alexandre Barbosa fecha semestre como o melhor deputado federal da Baixada Santista pelo Ranking dos Políticos

O parlamentar está no Top 5 do ranking nacional, criado pela entidade que é referência no cenário político e pontua a atuação dos parlamentares com critérios de ficha limpa, economia de gastos e combate a privilégios

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) repete o feito de 2023 e encerra este semestre com posições de destaque no Ranking dos Políticos: quinto colocado entre os deputados federais (8,62 pontos), sendo o único de primeiro mandato na lista dos 10 melhores da Câmara; o terceiro lugar da bancada de São Paulo; e o primeiro entre os quatro representantes de sua região, a Baixada Santista, que compreende nove municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

“Receber o reconhecimento do ranking, que valoriza o combate à corrupção, privilégios e desperdícios, só me motiva a trabalhar mais e melhor pela população. Com 25 anos de trajetória na vida pública, com a ficha limpa, tenho muito orgulho dos serviços prestados. A ética, a transparência e a eficiência na gestão pública são a base do meu trabalho, e continuarei focado em fazer uma diferença positiva para todos”, destacou Paulo.

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção. O projeto foi criado em 2011 e o financiamento é integralmente proveniente de doações, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, visando garantir a independência e transparência das operações. O diretor-geral da entidade, Juan Carlos Arruda, explicou como funciona a pontuação dos congressistas.

“Pautas ideológicas, como drogas ou aborto, não são pautas do ranking. Nós buscamos observar pautas que melhorem a vida das pessoas, pautas pró-estado brasileiro. Pautas que não são de oposição ou da base do governo, e sim aquelas que possam gerar a eficiência do país, por exemplo, reforma tributária, reforma administrativa, BR do Mar, marco das ferrovias, tudo isso acaba impactando na vida dos brasileiros, gerando empregos, melhorando a vida dos cidadãos, e tudo isso utilizamos na forma de avaliar o Parlamento”, disse o diretor-geral do Ranking dos Políticos, cujo portal tem 18 milhões de visualizações por mês, e realiza uma cerimônia de premiação, a cada final de sessão legislativa ordinária, para reconhecer o trabalho dos melhores colocados. Na última cerimônia, no ano passado, Paulo Alexandre recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar 2023, com a nota de 8,9 pontos, sendo o terceiro melhor parlamentar de São Paulo, e o sexto lugar na colocação geral.

“Quando a gente fala de Baixada Santista, obviamente, a gente tem que olhar para essa região de forma diferenciada porque concentra o maior porto do Brasil, o Porto de Santos. Dessa forma, nós observamos na Baixada Santista alguns parlamentares performando muito bem, como é o caso do deputado Paulo Alexandre Barbosa, que figura entre os 10 melhores parlamentares da Câmara e está exercendo o primeiro mandato. Ele tem atuação de destaque, sendo ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, um dos principais colegiados permanentes da casa legislativa, e presidente de uma importante frente parlamentar, que é a de Portos e Aeroportos, além de ser ficha limpa e fazer uso racional dos recursos públicos”, analisou Juan Carlos Arruda.

Com uma trajetória política marcada por realizações, Paulo Alexandre Barbosa foi prefeito de Santos por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020. No período, teve aprovação recorde da população, e 100% das contas públicas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Sua administração ainda introduziu o Portal da Transparência na cidade, possibilitando que todos os munícipes acessassem os dados da Prefeitura, recebendo nota máxima do Ministério Público Federal e sendo reconhecido como um dos melhores sites de transparência do Brasil. Conquistou seis prêmios do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, e foi pioneiro na implementação da Lei da Ficha Limpa, de autoria própria, que impede a nomeação de pessoas condenadas para cargos comissionados na administração municipal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*