Mourão quer ouvir presidente do Conselho Fiscal da Americanas na CPI

Requerimentos do parlamentar devem ser analisados nesta terça (01)

O deputado federal Alberto Mourão (MDB/SP), membro da CPI das Americanas, apresentou seis requerimentos para convocar o presidente do Conselho Fiscal da Americanas S.A., Carlos Alberto de Souza, auditores da PwC que participaram nos últimos 10 anos de reuniões-chaves, contadores contratados e membros do Conselho de Administração ao longo dos anos. Além disso, o parlamentar pretende obter explicações por escrito do diretor-presidente da empresa, Leonardo Coelho Pereira, e dos conselhos de contabilidade federal e regional do Rio de Janeiro.

Mourão quer que sejam respondidas por escrito as perguntas da audiência pública ocorrida em 13/06/2023. As perguntas envolvem a origem do passivo formado, o descumprimento de normas contábeis, o tratamento contábil das operações de risco sacado, orientações da CVM, consulta ao Banco Central, atuação das empresas de auditoria externa (KPMG e PwC), inação dos órgãos de governança corporativa e medidas tomadas para prevenir risco sistêmico.

PAUTA – Na audiência pública desta terça-feira (01), além das votações dos requerimentos em pauta, a CPI pretende ouvir o Ex-Diretor Executivo da Lojas Americanas S.A., Miguel Gutierrez; o Ex-Diretor Financeiro da empresa, Fábio da Silva Abrate; bem como a sócia de auditoria da KPMG no Brasil, Carla Bellangero; além do Líder de Auditoria da PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes Ltda., Fábio Cajazeira Mendes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*