
Cerca de 960 toneladas de areia foram retiradas do Canal 3, na Avenida Washington Luís, , como parte do desassoreamento realizado pela Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Além de melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos, os trabalhos incluem também a recomposição das calçadas no trecho, com previsão de conclusão também na primeira quinzena do mês. Os trabalhos na região começaram há uma semana, após a ressaca que atingiu o litoral de São Paulo entre a noite de terça-feira (29) e a manhã de quarta-feira (30), causando diversos danos na orla de Santos.
O desassoreamento é realizado de forma pontual, com base em vistorias técnicas e em situações emergenciais, como períodos de fortes chuvas ou ressacas. A Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária, unidade da Sepref, é responsável pela fiscalização das ações realizadas pela Prodesan, que utiliza equipamentos como escavadeira, pá carregadeira, retroescavadeiras e caminhões basculantes.
A areia retirada dos canais 1, 2 e 3 – locais onde há maior acúmulo – é transportada para os canais 4, 5 e 6, que apresentam menor volume de sedimentos. Esse processo de redistribuição pode durar até dois meses, dependendo das condições climáticas, com oito viagens diárias para o transporte – quatro pela manhã e quatro à tarde.
Em situações de maior volume, a areia pode permanecer na praia por até sete dias, antes de ser encaminhada ao destino.
Faça um comentário