Governo dos EUA pede segurança a líderes do setor de tecnologia

A vice-presidente norte-americana Kamala Harris recebeu, nesta quinta-feira (5), na Casa Branca, os diretores executivos (CEOs) da Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic e disse que eles têm “responsabilidade legal e moral” de garantir a segurança dos produtos de inteligência artificial (IA). Os Estados Unidos estão empenhados em avançar na legislação do setor e vão investir milhões de dólares para isso.

“Defendi junto aos CEOs de empresas na linha da frente da inovação na inteligência artificial americana, que o setor privado tem uma responsabilidade ética, moral e legal de garantir a segurança dos seus produtos”, declarou a vice-presidente Kamala Harris em comunicado, após a reunião de duas horas.

Segundo a Casa Branca, a reunião incluiu “um debate honesto e construtivo” sobre a necessidade de as empresas serem mais transparentes com os legisladores sobre seus sistemas de inteligência artificial, a importância de avaliar a segurança e garantir a proteção desses produtos contra ataques maliciosos.

A vice de Joe Biden disse que tanto ela como o presidente estão abertos a promover e apoiar novas regulações e legislação no setor da IA.

Numa tentativa de impulsionar a tramitação desta legislação, a Casa Branca anunciou um investimento de US$ 140 milhões da Fundação Nacional de Ciência para lançar sete novos institutos para investigação da inteligência artificial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*