
Após tomar posse como novo Governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas empossou Coronel Henguel Ricardo Pereira Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil. A solenidade aconteceu neste domingo, 1, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo e da Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil do estado de São Paulo.
Cel Henguel já ocupava o cargo desde abril do último ano e foi reconduzido pelo novo Governador. Ao longo dos últimos meses o Secretário enfrentou inúmeros desafios à frente da pasta, coordenou a Defesa Civil durante a última Operação Estiagem, que apresentou uma redução de 67% nos focos de incêndio nas Unidades de Conservação do Estado e ampliou a relação institucional da Defesa Civil SP com as Prefeituras, por meio de visitas aos Consórcios Municipais, onde se reuniu com Prefeitos e Coordenadores de Defesa Civil dos municípios paulistas.
Desde o dia 1º de dezembro o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil coordena a Operação Chuvas de Verão, evento de extrema complexidade e importância para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Na edição deste ano mais de 800 agentes municipais foram capacitados por meio de treinamento presencial realizado pela Defesa Civil estadual. A Operação Chuvas de Verão se estende até 31 de março.
Para este ano, Cel Henguel tem a missão de ampliar as iniciativas da Defesa Civil. Uma delas é a ação de aparelhamento dos municípios de SP. Desde 2020, de forma pioneira no Brasil, a Secretaria implementou uma ação de aparelhamento das Defesas Civis Municipais. Com investimento de R$ 76 milhões, oriundos de emendas e demandas parlamentares e do Tesouro Estadual, foram adquiridos 477 veículos e cerca de 7 mil equipamentos, entre kits de combate a incêndio, motosserras, geradores de energia, botes, etc. Para 2023 novos equipamentos serão adquiridos e entregues aos municípios paulistas, como uma estação meteorológica digital, que conterá pluviômetros automáticos, ampliando a rede de monitoramento climático do estado. Outra importante medida são as obras preventivas e recuperativas, como pontes, escadas hidráulicas e muros de arrimo, que serão ampliadas graças ao aumento do orçamento destinado à Defesa Civil estadual. “Fiquei honrado com o convite do Governador Tarcísio e tenho convicção de que teremos avanços importantes nos próximos anos. O Governador mostrou-se muito sensível às pautas da Defesa Civil e nosso compromisso no novo governo será dar continuidade ao que já vínhamos fazendo, principalmente o fortalecimento do nosso Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil”, destacou Cel Henguel, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Faça um comentário