Festival online apresenta cultura e arte da periferia  comunidade  LGBT

Nos próximos dias 17, 18, 19 e 20 acontece o festival Black Don’t Crack – Mostra Artística Negra, LGBT e Periférica, iniciativa do Coletivo Marsha sob o comando do publicitário e realizador cultural Fabrício Dias, com o aporte financeiro do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Realizado totalmente online e de forma gratuita, o evento contará com apresentações artísticas e culturais, além de rodas de conversa que evidenciam a criatividade, o talento, as vivências e saberes da população LGBTQIA+ preta-periférica, que encontra nas manifestações de arte urbana a voz e a motivação para seguir em frente, trazendo suas dores e amores para os “palcos improvisados” nas ‘quebradas’ e vielas, espaços de resistência e cura.

Por meio da música, dança, literatura, teatro, poesia e diálogo, Black Don’t Crack realiza um passeio pelas regiões distantes do centro das principais cidades da Baixada Santista (SP), no qual os mais de 15 artistas e profissionais convidados convocam os telespectadores para refletir, ampliar o olhar, se emocionar, se divertir e, principalmente, aprender um pouco mais sobre os aspectos que atravessam a vida das populações periféricas, por vezes, invisibilizadas.

A programação não só contempla a diversidade de cidadãos pretas, pretos e pretes, como também propõe discussões sobre equidade racial, cenários socioeconômicos, empregabilidade, expressões de gênero e sexualidade, valorização à vida, saúde mental, ancestralidade, entre outros temas que dialogam com o Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519 de 2011 e celebrado anualmente em 20 de novembro desde então. Confira:

  Dia 17/11 (quinta-feira), às 20h – Bate papo “Cultura Ballroom”, com Ariella Ka e Rebeca Dior.

  Dia 18/11 (sexta-feira), às 20h – Bate papo “Mulheres negras e LGBTs desafiando percepções sociais e estereótipos”, com Cíntia Neli e Paloma Santos. Mediação: Bete Nagô.

   Dia 19/11 (sábado), a partir das 20h – Performances artísticas de: Pathy Miau (performance drag), Brunna Amicio (poesia), Natu Vieira (performance artística), Jeferson Nascimento (poesia), Flávi Lima (performance artística) e Diez (performance artística). Mediação: Fabrício Dias e Bete Nagô.

     Dia 20/11 (domingo), a partir das 20h – Celebração do Dia da Consciência Negra e encerramento do evento, com performances de Arac Anita (performance artística), Nego Panda (performance artística), Associação Cultural Afroketu (performance artística), Festa Sound (discotecagem), Ariella Ka (performance drag) e Corona Boogie Oogie (performance drag). Mediação: Bete Nagô e Fabrício Dias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*