Empresários da Baixada Santista e Vale do Ribeira esperam aumento de 10% nas vendas durante a Black Friday

De acordo com uma pesquisa do Sincomércio, 36% dos consumidores da região planejam gastar mais de R$ 500 nesse período

Uma pesquisa realizada pelo Sincomércio Baixada Santista e Vale do Ribeira aponta que os empresários da região estão otimistas para a Black Friday deste ano. A maioria dos lojistas espera um crescimento de até 10% nas vendas em relação a 2024. O clima também é positivo entre os consumidores, com orçamentos variados para esse período de ofertas, que acontece no dia 28 de novembro.

A pesquisa indica que 29% dos lojistas entrevistados esperam um aumento de 6% a 10% nas vendas; 27% acreditam em um crescimento entre 3% a 5%; 26% disseram que a expectativa é acima de 10%, enquanto 18% afirmaram que devem chegar até 2%.

Os itens mais procurados para a data são eletrodomésticos (44%), seguidos por eletrônicos (35%) e roupas, calçados e acessórios (35%). Objetos para a casa, móveis e decoração também estão na lista de desejos de 33% dos consumidores e 19% vão buscar produtos de beleza e cuidado pessoal. Nesta seção do questionário, os participantes puderam selecionar até três opções.

Em relação ao ticket médio, o levantamento revela que 36% das pessoas planejam gastar de R$ 501 a R$ 1000 na Black Friday, enquanto 25% pretendem desembolsar mais de R$ 1000. Outros 24% planejam realizar aquisições na faixa de R$ 251 e R$ 500 e 15% até R$ 250.

Cartão de crédito: preferência dos clientes nas compras

Em relação ao método de pagamento, a maioria dos clientes (44%) pretende utilizar o cartão de crédito para as compras. Outros 38% preferem o Pix, enquanto 15% optarão pelo cartão de débito ou dinheiro. Apenas 3% dos entrevistados disseram que devem usar outros métodos, como boleto e cartão de loja.

O estudo também revela que os comerciantes estão investindo em uma combinação de estratégias para atrair o público, entre elas:

●            Descontos e ofertas relâmpago – (72%)

●            Condições diferenciadas de pagamento – (65%)

●            Marketing digital e redes sociais – (61%)

●            Cashback / programas de fidelidade – (41%)

●            Integração entre canais físicos e digitais – (32%)

                *Os participantes puderam selecionar até três opções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 29 de outubro de 2025, com a participação de 150 empresários e consumidores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

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