O Governo de São Paulo anunciou em entrevista coletiva, lançamentos nas áreas de Cultura e Economia Criativa em meio à pandemia do novo coronavírus. Na Cultura, foi criado um pacote de incentivo com os últimos oito editais do ProAc Expresso 2020, que fazem parte de um investimento de R$ 177 milhões. A previsão é da criação de 53,8 mil empregos. O valor recorde de R$ 177 milhões foi anunciado em 10 de julho pelo Governo Estadual para incentivar a retomada de atividades culturais e criativas. 4,8 mil projetos, prefeituras e produtores culturais serão selecionados em chamadas públicas e curadorias.
Das 35 linhas de incentivo do ProAc Expresso, três delas são inéditas, como o projeto de ações culturais no Vale do Ribeira, que visa a manutenção e ampliação de atividades culturais na área região. Outras duas são projetos culturais em favelas e periferias e corpos artísticos e estáveis em favelas e periferias (como companhias de dança e orquestras). Os editais são alinhados com dois programas estratégicos do Governo Estadual, o Programa Vale do Futuro, voltado para o Vale do Ribeira, e o Projeto Comunidade.
Sete editais do ProAc Expresso deverão contemplar a área audiovisual, com o desenvolvimento e finalização de filmes de longa-metragem, séries, games, conteúdo em realidade aumentada e virtual, prêmio de estímulo à produção de curtas e o licenciamento de conteúdos audiovisuais (longas e séries) para exibição em casa com o #CulturaEmCasa, uma plataforma online.
O ProAc é um programa de fomento à Cultura e Economia Criativa voltado à projetos culturais de pessoas físicas e jurídicas que tenham sofrido o impacto da pandemia da Covid-19. Ele foi criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Faça um comentário