Credenciado ao Município, Hospital Igesp inicia atendimentos na  segunda-feira (27)

Unidade ofertará 500 procedimentos entre cirurgias e exames para os pacientes do SUS

Praia Grande recebe mais um equipamento que destaca o crescimento da  Cidade. Trata-se do Hospital Igesp, do Grupo Trasmontano, inaugurado  durante solenidade ocorrida nesta sexta-feira (24). O atendimento à  população se iniciará na segunda-feira (27). Credenciado junto ao  Município, a unidade privada também irá prestar inúmeros atendimentos  para a rede pública, como exames, procedimentos e cirurgias. O  equipamento fica na Avenida Guadalajara, nº 453, Bairro Guilhermina.

Inicialmente, o novo hospital ofertará para o Município 500  procedimentos entre cirurgias gerais e ginecológicas e também exames  de alta complexidade. A grande vantagem é que esses procedimentos  poderão ser feitos na Cidade, evitando maiores deslocamentos. Os  primeiros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande  estão agendados para atendimento a partir do dia 1º de abril. São 60  avaliações de cirurgia geral que vão dar início na parceria da empresa  com o Município.

“Receber um equipamento desse porte na Cidade é motivo de muito  orgulho para nós. Praia Grande criou condições ao longo dos anos e  hoje oferece uma grande infraestrutura, possui saúde financeira e é  uma Cidade que cresce, o que atrai grandes empreendimentos como esse.  E essa parceria que fizemos vai contribuir bastante, pois são  procedimentos e exames de atribuição do Estado que as pessoas estão  esperando desde a época da pandemia e o Município resolveu assumir  esse encargo para dar alegria e saúde a quem está com dor e precisa do  atendimento”, afirmou a prefeita Raquel Chini.

Além da prefeita, participaram da inauguração o ex-prefeito de Praia  Grande e atual deputado federal, Alberto Mourão, o secretário de Saúde  Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira, o cônsul-geral de  Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, dirigentes do  Grupo Trasmontano e autoridades e políticos da Cidade e também da  Região Metropolitana da Baixada Santista e da capital paulista.

O presidente do Grupo Trasmontano, Fernando José Moredo, agradeceu a  todos os envolvidos com o projeto e elogiou a gestão pública  praia-grandense durante o processo que culminou com a inauguração do  Hospital Igesp. “Eu faço um elogio todo especial à lisura e ao  comportamento que todos de Praia Grande sempre tiveram conosco, desde  os prefeitos, secretários, vereadores e os mais humildes servidores.  Todos demonstraram caráter muito elevado e também tem muito talento,  tanto que nossa obra só foi possível graças a essas pessoas que sempre  foram muito corretas conosco”.

Rede credenciada – Com essa parceria, será aumentada a quantidade de  cirurgias ofertadas pela Administração Municipal, que já conta com o  Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e a Santa Casa de Santos para a  realização de cirurgias eletivas (previamente agendadas, que não são  urgentes). O mesmo vale para os exames, pois a unidade privada se  junta aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto a Saúde  Pública de Praia Grande também nessa área. São empresas que auxiliam  em consultas, exames, procedimentos e cirurgias, colaborando para  reduzir o tempo de espera para diversas especialidades.

Os pacientes SUS que serão atendidos pelo equipamento privado são  aqueles que já passaram com os médicos especialistas na rede municipal  e estão aguardando serem chamados. “Trata-se de uma parceria inédita,  porque também vamos fazer no Hospital Igesp atendimentos SUS,  proporcionando a realização e procedimentos de alta complexidade aqui  no Município. Isso possibilita dar mais acesso para a população  praia-grandense. Não tenho dúvida nenhuma que Praia Grande, Baixada  Santista e Região terão um equipamento de ponta”, declarou o  secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

O Hospital Igesp irá ofertar inicialmente para o Município cirurgias  gerais e ginecológicas. Entre elas, estão: cirurgias diversas de  hérnia, retirada de vesícula biliar, histerectomia (retirada do  útero), tratamento cirúrgico de incontinência urinária, vasectomia,  postectomia, tratamento cirúrgico de varizes, entre outras. Entre os  exames credenciados neste primeiro momento estão: ressonância  magnética, angiorressonância, endoscopia, colonoscopia,  retossigmoidoscopia, densitometria óssea, mamografia.

Homenagem – Parte integrante nas tratativas que levaram ao início das  obras do Hospital Igesp, o ex-prefeito de Praia Grande e atual  deputado federal Alberto Mourão também esteve presente na solenidade.  Como homenagem, ele recebeu do presidente do Grupo Transmontano uma  placa comemorativa da entrega da unidade.

“Eu gostaria de agradecer e dizer que recebo isso em nome da equipe de  trabalho que ao longo dos cinco mandatos acompanharam essa  transformação da Cidade e permitiram que a gente tivesse um modus  operandi diferenciado, criando facilidades para que o setor privado  viesse a investir em Praia Grande. O setor público precisa fazer a  infraestrutura e criar condições para atrair investimentos, é isso que  o Brasil está precisando”, disse, emocionado.

Maternidade – Após a solenidade, as autoridades presentes puderam  conhecer as dependências do hospital. Mas antes, uma surpresa  emocionante para a prefeita e para o seu esposo Wilson Roberto Mendes  de Sá. Como uma forma de homenagem e agradecimento, o diretor de  Operações do Grupo Transmontano, Julio Cesar de Machado Lobato,  anunciou que a Maternidade do Hospital Igesp irá se chamar Gabriel  Chini, em homenagem ao filho do casal que morreu em 2019 em um  acidente de carro com apenas 23 anos de idade.

“Era um menino que amava crianças e deixou para mim uma netinha que  faz três anos agora. E eu tenho certeza de que ele vai estar  iluminando esse espaço e trazendo alegria porque ele era muito alegre,  brincalhão, então, ele vai estar por aqui fazendo a festa com essas  crianças”, comentou a prefeita, bastante emocionada.

A Maternidade Gabriel Chini começará a funcionar a partir de abril.

Estrutura – O Hospital Igesp conta com 190 leitos de internação geral  obstétrica e pediátrica, além das Unidades de Terapia Intensiva  adulto, infantil e neonatal. O local também possui pronto-socorro  infantil e adulto, além de atendimento para diversas especialidades e  centro de diagnósticos, devendo gerar mais de 6 mil empregos diretos e  indiretos.

São mais de 34 mil metros de construção, com uma infraestrutura  moderna e completa. A unidade hospitalar conta com equipamentos de  última geração e a mais avançada tecnologia médica para atendimento ao  público.

O hospital possui ainda um centro cirúrgico composto por 10 salas  equipadas com tecnologia de ponta para a realização de procedimentos  de média e alta complexidade, incluindo cirurgias cardíacas e  neurocirurgias, além de amplo e moderno centro de diagnósticos.

Investimentos – Praia Grande investiu mais de R$ 30 milhões em Saúde  nos últimos anos, além do orçamento já previsto. Equipamentos de  última geração foram implantados e adquiridos em todas as áreas:  Atenção Primária, Especialidades e Urgência e Emergência. Na Atenção  Primária, o Município é referência em todo o país, somando 30 Unidades  de Saúde da Família (Usafas) e é uma das poucas cidades que atendem  100% de sua população.

Já na área hospitalar, a Cidade conta com o Complexo Hospitalar Irmã  Dulce que compreende, além do Hospital Municipal, o novo  Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de  Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande  (Nefro-PG).

A Cidade conta ainda com a UPA Quietude e três bases descentralizadas  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão  localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia. Uma quarta  base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue no  primeiro semestre de 2023.

A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina,  ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no  Município. A unidade substitui o antigo PS que ficava situado em área  anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Desta forma, o  Hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em  funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade.  Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos,  cirúrgicos e de UTI.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia  Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais  qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais  Vida, a Cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de  promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*