Clínica-Escola do Autista de Santos ganha mais salas para ampliar atendimento

O Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), conhecido como  Clínica-Escola do Autista de Santos, passou por ampliação estrutural e agora conta com mais três novas salas. Ganhou ainda o Espaço de Convivência Ana Lúcia Felix e teve a horta remodelada. A inauguração dos novos espaços, realizada na tarde nesta terça-feira (31), permitirá a ampliação da capacidade de atendimento de 120 para 150 pessoas por mês.

“Ampliamos em 25% nossa capacidade de atendimento e não vai ficar por aqui, com certeza. Este é um projeto pioneiro e exemplo para o Brasil. A metodologia que está sendo construída, junto com a USC Saúde (gestora do espaço), com a Prefeitura, com os pais e todo este grupo, é maravilhosa e o serviço precisa crescer muito mais. Hoje, o diagnóstico do espectro autista é muito presente e tem muitas demandas”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

As pessoas atendidas na unidade são encaminhadas pela Atenção Básica do Município. Com o adicional de salas, os usuários terão à disposição 22 consultórios multidisciplinares de atendimento. A ampliação também proporcionou o aprimoramento da horta, que ganhou caráter sensorial, totalmente acessível.

No Espaço de Convivência Ana Lúcia Felix – nome dado em homenagem à idealizadora do projeto da Clínica-Escola, que morreu em 2021 vítima de covid-19 –  serão desenvolvidas diversas atividades com as famílias dos pacientes, incluindo oficinas profissionalizantes e para geração de renda, informa a presidente da USC Saúde, Caroline Simões Teixeira.

“Percebemos esta necessidade de um espaço para os familiares, que ficavam aguardando enquanto as crianças eram atendidas. Vimos que eles sentiam falta de poder conversar com profissionais de saúde e dizer como está a evolução dessas crianças em casa, por exemplo. Também percebemos que era importante cuidar dessas pessoas. Pensando em tudo isso, foi criado o espaço para acolhimento e geração de renda dessas famílias”.

O projeto arquitetônico e a execução da obra, no valor de R$ 284.452,16, foram realizados pela USC Saúde, através dos subsídios da Secretaria Municipal de Saúde.

“Esta ampliação é muito importante para a Cidade. A cada dia o diagnóstico de autismo é mais frequente, ainda mais porque houve ampliação do espectro. Então, o que antes não era autismo, agora é. E aqui nós fazemos com que o paciente seja tratado, se  desenvolva e tenha, junto com a família, qualidade de vida”, explica o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*