Capacitação em fabricação e venda de brigadeiros gourmet conquista alunos do Qualifica Praia Grande

O conhecimento transforma. Prova disso são as inúmeras histórias de mudança de vida proporcionadas pelo Qualifica PG, o programa de capacitações gratuitas da Prefeitura de Praia Grande e da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) – que, ao longo de todo o ano, atende inúmeros moradores da Cidade e os leva a um novo patamar profissional: seja a inclusão no mercado de trabalho ou a realização do sonho de iniciar o próprio negócio.

A exemplo de Raquel Francisca da Silva. Aos 43 anos, a aluna já está em seu sétimo curso do Qualifica: antes desse atual, de fabricação e venda de brigadeiros gourmet, ela também já fez capacitações em culinária e em produção de diversos quitutes, como cupcakes, doces para festas, pizzas salgadas e doces, entre outros. “O mais curioso é que nunca atuei nessa área até a minha mudança para Praia Grande, há cerca de 10 anos. Até que um dia tive a curiosidade de conhecer mais desse universo e foi então que me apaixonei. Hoje não me vejo mais longe de tudo isso. Inclusive, quero aprender ainda mais. Pretendo continuar fazendo novos cursos sempre que possível”, afirmou.

Conhecimentos muito valorizados também por Joelma Cruz. De seus 53 anos de idade, 20 são em meio as capacitações oferecidas pela Prefeitura e pelo Qualifica PG. “Tudo começou há duas décadas, quando eu tinha muita vontade de aprender mais sobre gastronomia para preparar o aniversário do meu filho. Desde então, não parei mais: de lá para cá fiz todos os cursos da área que pude. Foi aí também que criei coragem para abrir meus próprios negócios: primeiro, tive um restaurante de comidas práticas e rápidas; agora me dedico a área de confeitaria, preparando bolos, doces e outros produtos solicitados pelos clientes”.

Além da Prefeitura e do Qualifica, Joelma exalta também o Programa de Integração e Cidadania da Cidade (PIC), em especial o PIC Melvi, pois foi nele que ela fez praticamente todos os cursos ao longo dos anos. “Tudo que conheço da área aprendi no PIC Melvi. São 20 anos de aprendizados somente nessa unidade. Só tenho que agradecer a todos que me atenderam e me ensinaram por aqui”, acrescentou.

Referência para ambas as alunas é a professora Elizângela Aldá, responsável por ministrar o conteúdo atual. Para ela, é maravilhoso poder transmitir o que sabe e contribuir para a transformação da vida de suas pupilas. “O mais importante é mostrar para elas que, através da confeitaria, podem enxergar um novo futuro, conquistando uma nova renda familiar e uma nova profissão. É isso que eu quero, que elas cresçam e se desenvolvam ainda mais”, concluiu.

Aulas – As aulas de fabricação e venda de brigadeiros gourmet foram realizadas no PIC Melvi, na Av. Professora Heleny Rosa, nº 114, entre os dias 3 e 11 de novembro – em uma parceria da Seai com a Secretaria de Assistência Social (Seas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais informações podem ser obtidas diretamente junto à Seai: pelo telefone (13) 3496-5402, pelo e-mail seai1801@praiagrande.sp.gov.br ou pessoalmente na secretaria, que agora está em novo endereço (na Av. Ayrton Senna da Silva, nº 1.511, no Bairro Xixová – ao lado do Poupatempo, dentro do Litoral Plaza Shopping). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*