O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos será discutido com a comunidade portuária, sindicatos e autoridades no próximo dia 27, às 15h00, no auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmar a Municipal de Santos. A audiência pública solicitada pelo vereador Chico Nogueira (PT), presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Marítimos da Câmara, visa analisar o documento, composto de diagnóstico, plano operacional e zoneamento de áreas, antes que seja encaminhado, oficialmente, à Secretaria Nacional dos Portos para aprovação. A Codesp tem até o mês de novembro para a entrega da versão final do documento.
“Tudo o que se refere ao maior Porto da América Latina deve ser discutido e decidido com muito cuidado. O PDZ, por exemplo, precisa prever melhorias operacionais e de gestão, integração dos modais, investimentos em equipamentos e acessos, reorganização de áreas do porto organizado e ações ambientais, para que possamos definir o caminho que vamos seguir, tanto na relação porto-cidade quanto na captação de carga. Por isso estamos promovendo o debate”, diz Nogueira, que também é presidente do Settaport – Sindicato Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo.
Além do PDZ, a ligação seca Santos-Guarujá e a nomeação dos aprovados em concurso da Codesp também estarão na pauta do evento, para o qual foram convidados representantes da administração municipal, universidades, Codesp e técnicos de associações envolvidas nas atividades portuárias.
Faça um comentário