
O deputado federal Alberto Mourão sobrevoou a Baixada Santista na manhã de quinta-feira (2) junto com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e mostrou a problemática da situação habitacional de palafitas das cidades de Santos, São Vicente e Guarujá. O ministro se comprometeu a estudar o caso com intensidade e colaborar para o enfrentamento do problema habitacional.
Mourão destacou que uma de suas lutas como representante regional é a redução do déficit habitacional da Baixada Santista, especialmente a questão das palafitas e moradias em áreas de risco. “Esta é uma realidade e problemática antiga da região que sempre me incomodou como gestor público. Como deputado federal, vou lutar por solução. A Baixada Santista precisa enfrentar o déficit habitacional. São muitas famílias morando nessa situação”.
O parlamentar viu na vinda do ministro à região uma oportunidade para mostrar o problema. “Já tínhamos conversado sobre o tema, mas com o sobrevoo mostrei a realidade de cada Cidade. Após constatar a calamidade habitacional que se estende há décadas, o ministro se comprometeu a organizar reuniões em Brasília e voltar à Região para abordar o tema com os chefes do executivo das Cidades e levar adiante essa discussão. Ele concorda que moradia adequada e segura é direito dessas famílias”.
Mourão ainda fez questão de mencionar que quando se constrói unidades habitacionais e tira as pessoas de palafitas ou áreas de risco se resolvem muitos problemas sociais e de saúde pública. “Além dos riscos para a saúde dessas pessoas, a falta de saneamento nesses locais prejudica os rios e mares, afetando o meio ambiente e o turismo. Eu sempre digo que saúde, educação, alimentação e habitação são bens essenciais e devem ser tratados como prioridades pelo Poder Público, para que exista justiça social”.
Faça um comentário