Ações de Praia Grande ampliam cobertura vacinal do Município e superam expectativas

Investimento em Saúde da Família e integração de sistemas trouxeram resultados positivos

Os constantes esforços de Praia Grande na Saúde seguem rendendo bons frutos. Em 2025, o Município alcançou resultados históricos na vacinação, apresentando um crescimento expressivo na aplicação de vacinas no comparativo com os anos anteriores e superando praticamente todos os índices de cobertura vacinal das crianças, do nascimento até o primeiro ano de vida.

Cerca de 95% dos principais imunizantes fundamentais para proteger os bebês até um ano de idade apresentaram em 2025 avanço significativo ou meta ótima, superando o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Em relação a 2024, 56% das vacinas apresentaram avanço significativo (acima de 80% da cobertura) e 38% foram além e apresentaram meta ótima (quando supera 95%). Ao comparar com 2023, a situação é ainda mais positiva, pois houve melhora em todos os índices em 2025 nas crianças até 1 ano de idade.

Por exemplo, a primeira dose da tríplice viral, destinada a quem tem um ano e que contempla os imunizantes contra sarampo, caxumba e rubéola, alcançou 106,46% de cobertura no ano passado. Duas vacinas fundamentais para o bebê logo em seu nascimento também superaram as expectativas. A BCG, essencial para a prevenção contra formas graves da tuberculose, alcançou 102,29%. Já o imunizante contra a hepatite B atingiu 101,33%.

Aplicadas às crianças menores de um ano, as vacinas meningo C e pólio injetável (VIP) também apresentaram números positivos. A primeira teve um aumento de 50% de 2024 para 2025, alcançando 97,28% de cobertura. Já a pólio injetável (VIP) saltou cerca de 40%, resultando ao final de 2025 o total de 91,53%.

Ações – O motivo desses números exitosos está em uma série de ações, em várias frentes, desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município. Dentro das Unidades de Saúde da Família (Usafas) o acesso à vacinação foi ampliado, com trabalho de conscientização nas salas de espera e a realização de busca ativa para atualizar as doses das crianças. Também é fruto disto uma ampla divulgação nas redes sociais e site da Prefeitura, bem como junto aos veículos de comunicação, incentivando a participação da população nas campanhas.

Outro ponto fundamental foi o aprimoramento dos sistemas de informação, integrando a ferramenta municipal Saudetech à plataforma do Ministério da Saúde. Com isso, houve avanços na catalogação e atualização das informações, agilizando a computação dos dados em tempo real tanto na plataforma municipal quanto na federal.

Investimento – Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, esses números refletem o maciço investimento que Praia Grande faz na Atenção Primária há anos, focando nas ações de prevenção e promoção da saúde.

“Estamos sempre qualificando e ampliando as equipes de saúde da família, para dar melhores condições de trabalho aos profissionais e aprimorar o atendimento à população. Exemplo disso é a ampliação de equipe de saúde da família na Usafa Solemar, o aumento de equipe com a nova Usafa Aviação que está próxima de ser inaugurada e também da futura unidade do Xixová, que vai redistribuir a oferta de atendimento no Canto do Forte, entre outras obras e ampliações que estão em projeto e que vão qualificar cada vez mais a saúde praia-grandense”, destaca Lima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*