Legislativo, Executivo e cidadãos de mãos dadas, unidos pelo propósito de consolidar o desenvolvimento de Praia Grande. Esse foi o sentimento que marcou a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 2026, realizada nesta terça-feira (3), que abriu oficialmente o Ano Legislativo. A mensagem foi levada pelo prefeito Alberto Mourão, que ressaltou ainda o pertencimento, a perseverança e o orgulho pela cidade.
Durante seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal fez questão de abordar, demonstrados total transparência, os desafios orçamentários enfrentados ao longo de todos os meses do ano de 2025.

“Em janeiro, eu não tinha noção real da situação orçamentária do Município. Encontramos uma receita corrente líquida inferior às despesas de ordem continuada. Para se ter uma ideia, com a dotação deixada, os serviços de limpeza urbana parariam em junho. Foi necessário adotar medidas radicais de contingenciamento. Eu me debrucei sobre planilhas e planejamento”, afirmou o prefeito.
Apesar do cenário amplamente adverso encontrado em seu retorno, Mourão destacou importantes avanços alcançados pela Prefeitura de Praia Grande em diversas áreas, especialmente as conquistas na Saúde.
“Conseguimos reduzir em 60% as filas de exames de média e alta complexidade, mesmo enfrentando dificuldades no atendimento regional. Foram realizados milhões atendimentos entre consultas, exames e procedimentos. Em 2026, a meta é ultrapassar 6 milhões de atendimentos”, completou.
O prefeito também pontuou ações que geraram economia aos cofres públicos e trouxeram benefícios ambientais. Entre elas, estão: a substituição da frota por veículos elétricos, o leilão de energia elétrica, a central de atendimento aos motoristas e, mais recentemente, a implantação do Uber Empresarial e a troca da iluminação antiga por mais de 23 mil lâmpadas de LED em toda a Cidade.
Ao falar sobre planejamento e metas, Mourão apresentou uma lista com 328 ações, programas e serviços em andamento ou previstos para diversas áreas do Município.
“Governar é a arte de suportar a pressão. Trabalho com a premissa da parceria, da priorização e da racionalização. O segredo é perseverar para caminhar junto com a sociedade rumo ao desenvolvimento”, destacou.
Outro ponto abordado foi o sucesso da temporada de verão. Até o final desta estação do ano, Praia Grande receberá cerca de 10 milhões de visitantes. A Cidade é o quarto destino turístico mais procurado do Brasil, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.
“A Cidade se consolidou como protagonista no cenário cultural e turístico. Recebemos pessoas de todos os estados e de outros países. Grandes empresários voltaram seus olhos para Praia Grande. Tivemos um verão com segurança, limpeza urbana, cultura, lazer e desenvolvimento econômico”, ressaltou.
Em tom firme, o prefeito também falou sobre os desafios enfrentados na nova gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. “Contratei eficiência, não ineficiência na gestão da Saúde. Foram feitas 75 notificações à empresa responsável e farei tudo o que for necessário para melhorar a oferta de serviços no hospital. Não vou me curvar”, afirmou.
Agradecimento – Encerrando sua fala na abertura do ano legislativo, Mourão agradeceu o empenho dos servidores municipais, a parceria com a Câmara Municipal e reforçou a importância da harmonia entre os Poderes e a população.
“Praia Grande conseguiu resgatar sua autoestima e promover o progresso. Agora, de mãos dadas, unidos, precisamos consolidar esse desenvolvimento”, concluiu o prefeito, em um momento simbólico em que vereadores e público presente deram as mãos e realizaram uma oração pela Cidade.

Faça um comentário