Praia Grande marcou presença na reunião promovida pelo Governo do Estado de São Paulo para alinhamento de estratégias de atuação preventiva diante da previsão de fortes chuvas no litoral paulista durante a semana do Ano Novo. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (26), e reuniu órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil e representantes de 14 municípios (9 da Baixada Santista, 4 do Litoral Norte e a capital).
O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Mauricio Vieira Izumi; e o diretor da Defesa Civil praia-grandense, Henrique Carvalho, marcaram presença na reunião e destacaram que o evento planejou ações integradas de monitoramento, prontidão e resposta rápida em casos de temporais nos municípios.
De acordo com dados da Defesa Civil, a virada de ano deve ser marcada por chuvas fortes em várias regiões do Estado, inclusive na Baixada Santista. Para garantir a resposta rápida a possíveis problemas, o governo do Estado vai instalar um gabinete de crises partir de segunda-feira (29) para coordenar ações relacionadas às chuvas.
Em Praia Grande, a Defesa Civil ativou o Plano Preventivo (PPDC) para o período de maior ocorrência de chuvas (provenientes no verão), de 1 de dezembro de 2025 até 31 de março de 2026. O plano inclui o monitoramento contínuo de áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, mediante leitura de índices pluviômetros e acompanhamento de dados meteorológicos.
O trabalho é executado através das ações da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública pelo Departamento de Defesa Civil, com apoio do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (CICOE), que faz monitoramento com câmeras 24 horas em áreas estratégicas.
A Defesa Civil da Cidade também realiza o mapeamento de área de risco, além de vistorias e inspeções rotineiramente e ainda através dos alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), buscando identificar sinais de instabilidade antes que ocorram incidentes.
Em Praia Grande, a comunicação com a população é realizada através das orientações e alertas por meio de canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais). A Defesa Civil também desenvolve campanhas educativas sobre riscos de tempestades, descargas elétricas e cuidados na orla (com faixas e panfletos informativos nas praias e bairros). Isso demonstra uma cultura de prevenção contínua, especialmente nos meses de verão.
Reunião – A reunião desta sexta integrou as ações da SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026, iniciativa voltada à preparação e ao fortalecimento da resposta a eventos climáticos extremos, com o objetivo de reduzir riscos e proteger a população.
O encontro foi conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas. Também participaram representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), das concessionárias Ecovias e Tamoios, das concessionárias de energia elétrica ENEL, EDP, Neoenergia, CPFL e Energisa. Além da Sabesp, Arsesp, Artesp, agência SP Águas e Fundo Social de São Paulo (FUSP).

Faça um comentário