Neste sábado (29), Praia Grande saberá quem serão os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural pelos próximos dois anos. Das 09h às 12h30, a eleição acontece na Escola Municipal Governador Orestes Quércia (Rua 1º Janeiro, nº 1221 – Mirim), sendo aberta apenas aos eleitores inscritos no cadastro cultural da Cidade. Para votar, basta que o membro da classe cultural leve seu documento com foto.
Serão 12 segmentos em votação, todos divididos de forma paritária, entre representantes do Poder Executivo municipal e membros da sociedade civil, totalizando 24 integrantes. São eles: “Artes Visuais”, Audiovisual”, “Teatro e Circo”, “Cultura Digital e Comunicação”, “Cultura Popular”, “Música”, “Cultura Étnica”, “Livro, Leitura e Literatura”, “Dança”, “Cultura LGBTQIAPN+”, “Patrimônio Histórico, Cultural e Natural” e “Hip-Hop e Cultura Urbana”.
Para esta eleição, a pedido dos participantes do Conselho, os segmentos “Artes Visuais” e “Audiovisual” foram desmembrados e foi criada a nova cadeira de “Patrimônio Histórico, Cultural e Natural”. “É importante que o Conselho tenha voz e se adapte aos seus ideais. O Conselho também vem atuando, em parceria com a Administração Municipal, em diversas ações benéficas ao setor cultural, sendo muito importante pelo diálogo e sugestões de editais em fomento à cultura”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz.
Entre outras funções do Conselho Municipal de Política Cultural de Praia Grande estão: ser responsável por mapear e criar o Plano Municipal de Cultura, apreciar e aprovar as diretrizes orçamentárias da área da Cultura, estabelecer normas e diretrizes pertinentes às finalidades e aos objetivos do Sistema Municipal de Cultura.

Faça um comentário