Apesar de oficialmente a Black Friday ser a última sexta-feira de novembro, a temporada de descontos de produtos e serviços já pode ser vista nas ruas e sites de lojas. Porém, o consumidor deve estar atento a uma série de cuidados para compras seguras, tanto as físicas quanto na internet.
As principais dicas são não comprar por impulso, desconfiar de descontos milagrosos e prestar atenção aos preços e condições de pagamento dos produtos fazendo um histórico de preços e comparando com mais de uma loja.
O diretor do Procon Santos, Sidney Vida destaca que “na loja física o preço anunciado deve estar identificado de forma legível e o consumidor precisa se atentar se o valor do cupom do caixa é o mesmo da etiqueta”, afirmou ele, recomendando sempre exigir a nota fiscal.
COMPRAS NA INTERNET
No mundo digital, espaço fértil para compras de produtos e serviços, o diretor recomenda priorizar os sites com identificação clara do fornecedor e checar os canais oficiais de atendimento, conferir se a empresa possui CNPJ, endereço e telefone fixo e quais são as políticas de troca da empresa. Também sugere evitar acessar links de suporte (recursos que direcionam o usuário a uma área de assistência técnica e informações adicionais sobre produtos ou serviços), considerados armadilhas no ambiente virtual.
Sidney Vida também destaca que o consumidor deve ficar atento às condições de pagamentos, como o destinatário do boleto ou Pix, e sempre guardar todos os comprovantes. “Os prints de ofertas anunciadas e a confirmação por e-mail são garantias importantes para o consumidor”.

Faça um comentário