O Grupamento de Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, participou de dois importantes cursos nesta semana voltados ao manejo e resgate de animais marinhos, sendo um deles especificamente para o desencalhe de baleias.
Os cursos foram disponibilizados pela empresa Mineral Engenharia e Meio Ambiente, especializada na viabilização ambiental de atividades empresariais, e contou com a participação de profissionais de instituições ligadas à área de diversas cidades do Brasil. Um dos conteúdos, Desencalhe de Grandes Cetáceos, foi ministrado pelo professor Pedro Volkmer de Castilho e pelo médico veterinário Derek Blaese de Amorim; e o outro, Manejo de Pinípedes (mamíferos aquáticos como lobos e leões marinhos) foi conduzido pelo professor Sérgio Rodriguez.
Os participantes puderam aprender mais sobre estes animais e sobre as técnicas utilizadas em situações de encalhe ou quando são encontrados em praias, feridos ou não. Além das aulas teóricas, houve também a parte prática, com direito a um simulado.
A Guarda Costeira de Praia Grande é composta por 13 integrantes e dois deles foram selecionados para fazer o curso, conforme o número de vagas disponibilizadas pela empresa.
De acordo com o inspetor Reginaldo Barreto Silva, o curso foi de extrema importância para a Guarda Costeira. “Adquirimos conhecimento a respeito do manejo desses animais, sabendo o que devemos ou não fazer até a chegada dos órgãos competentes, principalmente relacionado a zoonoses, mantendo em segurança as pessoas que frequentam as nossas praias e os animais marinhos que possam chegar aqui, como já aconteceu algumas vezes”.
Ele destacou ainda o compromisso da Administração Municipal, através da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) em manter os servidores atualizados e preparados, investindo constantemente em capacitação e qualificação.
Atuação – Além do monitoramento e auxílio no resgate de animais marinhos, a Guarda Costeira atua também na prevenção de acidentes com embarcações como lanchas e motos aquáticas.
Em Praia Grande, um Decreto Municipal (nº 2136, de 15 de junho de 1993) regulamenta a entrada de embarcações esportivas no Município. Para entrar na área marítima, elas devem passar obrigatoriamente pela base da Guarda Costeira, localizada entre as avenidas Costa Machado e Brigadeiro Faria Lima, no Canto do Forte. Não há qualquer outra entrada permitida. E embarcações que forem flagradas entrando em área marítima fora da entrada legal são multadas. Nesta área, são checados documentação e equipamentos de segurança obrigatórios e seus proprietários são orientados sobre as peculiaridades de navegação no Município.

Faça um comentário