Com visão inovadora: Praia Grande cria Núcleo de Informação em Saúde

Equipe coleta e analisa dados e propõe soluções, proporcionando uma gestão mais eficiente

Praia Grande segue buscando na inovação o caminho para uma gestão cada vez mais eficiente, ágil e próxima da população. E com o objetivo de aprimorar a assistência na Saúde, otimizando recursos e processos, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município criou o Núcleo de Informação em Saúde (NIS), que tem como meta coletar, organizar e disponibilizar informações importantes sobre a saúde. Esse trabalho visa fornecer subsídios adequados para a tomada de decisão dos técnicos e gestores, baseadas em dados, tornando mais eficazes as ações desenvolvidas para a melhoria dos serviços.

Implantado em 2025, o NIS tem funcionado como um centro de dados e informações relacionadas à saúde, aglutinando os números e elementos para propiciar uma melhor análise do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do estudo desses dados é possível identificar tendências, como o aumento de uma doença em certa região, e avaliar como o sistema de saúde está funcionando. Com base nessas informações e avaliações, o NIS proporciona um suporte necessário para que os gestores e profissionais de saúde tomem melhores decisões e planejem ações eficientes. Tudo isso permite aprimorar a assistência e garantir que os recursos da saúde sejam bem utilizados.

O apoio do NIS tem desenvolvido ações importantes que têm impactado positivamente na melhoria de indicadores e na definição de estratégias de saúde para a população. Exemplo disso foi a ação articulada com as equipes de assistência, voltada à correção de cadastros e registros adequados nos sistemas informatizados, permitindo a melhora dos indicadores de cobertura vacinal.

A Cidade superou em 2025 a ampla maioria das metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Governo Federal. A Sesap promoveu melhorias nos sistemas de informação, integrando a ferramenta municipal Saudetech à plataforma do Ministério da Saúde. Além disso, os agentes comunitários de saúde efetuaram busca ativa junto à comunidade. Dentro das unidades, o acesso à vacinação foi ampliado, com trabalho de conscientização nas salas de espera, além de divulgação nas redes sociais, site da Prefeitura e junto aos veículos de comunicação. Com essas ações, praticamente todos os índices dos imunizantes destinados a crianças menores de um ano estão iguais ou maiores que a meta indicada, conforme dados do painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde.

Outra iniciativa que está em curso é a busca ativa de populações e pessoas com maior vulnerabilidade e maior risco para ofertar serviços e conscientizar sobre a prevenção e atuação precoce para o cuidado em saúde. No momento, e com o apoio de algoritmos, está em desenvolvimento o rastreio de mulheres que não fazem mamografia há muitos anos para incentivá-las a realizar o acompanhamento em saúde.

“Nosso objetivo é ter uma gestão baseada em informação para identificar eventuais falhas nos processos e atuar de forma efetiva no problema, atacando não apenas a consequência, mas sim a causa. E esse núcleo já tem colhido frutos, já conseguimos fazer um diagnóstico da nossa Rede de Atenção à Saúde, estamos qualificando a informação para auxiliar na tomada de decisão, melhorando os processos de registros de informações, favorecendo a comunicação, são todas situações que o próprio núcleo tem colaborado”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.

Para o diretor do Departamento de Informação em Saúde, Thiago Camillo Magalhães, a ideia é construir um planejamento em saúde baseado em informação que reflita no aprimoramento dos indicadores de saúde e também na qualidade dos serviços prestados. “O desafio é efetuar a coleta desses dados, transformar esses dados em informação e conhecimento e refletir isso em ações prioritárias da gestão para atender as necessidades da população”.

“O mérito do NIS está em reunir expertises distintas que envolvem análise de dados, adequação de sistemas de informação, análise de indicadores municipais, unindo potências tanto para prestar contas para a sociedade quanto para intervir sobre indicadores e fatores de risco de proteção. A equipe avalia potenciais fatores que interferem nos indicadores e também como intervir. Portanto, a ação do grupo não é só de descrição de dados, mas também é analítica e de intervenção na realidade”, complementa o médico regulador Rodrigo França Gomes.

Também está no escopo do NIS a criação de ferramentas digitais para facilitar o acesso à informação. Durante reunião nesta sexta-feira (10), a equipe discutiu os dados compilados pelo Painel de Monitoramento de Indicadores da Atenção Primária, criado no âmbito do NIS com informações extraídas junto ao Ministério da Saúde. É possível, por exemplo, acompanhar como estão os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), identificando os pontos positivos e os desafios que devem ser enfrentados. No painel também é possível acompanhar as filas de espera e a oferta mensal de serviços de consultas de especialidades, exames e procedimentos, auxiliando na identificação de gargalos para serem solucionados.

Peter Draber, da Divisão de Dados Epidemiológicos, enfatiza a importância das informações corretas para transformar a realidade e aprimorar o atendimento. “É a busca pela qualidade da informação, pelo registro efetivo desses dados, qualificando o fornecimento e registro dos dados para um melhor entendimento do panorama da saúde atual. Com uma informação fidedigna você consegue atuar melhor para mudar o cenário”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*