Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Prefeitura de Guarujá promove, entre as próximas segunda e sexta-feiras (13 e 17), uma série de atividades. As ações são capitaneadas pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (SEGAN), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), e têm como objetivo conscientizar a população sobre o direito à alimentação adequada, incentivando o consumo de comidas mais saudáveis, sustentáveis e acessíveis.
A programação inclui três ações presenciais em diferentes regiões da Cidade, com panfletagem, bate-papo educativo e degustação de biscoitos, preparados a partir de receitas do Projeto Caminhão Sabor e Renda, iniciativa que estimula a geração de renda e o aproveitamento alimentar.
As atividades começam na segunda-feira (13), às 14 horas, na estação das barcas de Vicente de Carvalho. Na quarta-feira (15), a ação acontece às 10 horas, em frente ao Restaurante Popular da Vila Baiana (Rua Colômbia, 1125). Já na quinta-feira (16), também às 10 horas, será a vez do público do Restaurante Popular do Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330).
Além das ações presenciais, durante toda a semana, na conta do Instagram da Sedeas (@sedeasguaruja), serão compartilhados conteúdos educativos, receitas e dicas do Guia Alimentar para a População Brasileira, destacando a importância das cores dos alimentos e da alimentação segura e equilibrada.
Caminhão Sabor e Renda vai realizar oficina especial
Encerrando as comemorações, no dia 24 de outubro, será realizada uma oficina especial do Caminhão Sabor e Renda em parceria com as escolas Dirce Valério e Almeida Júnior (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). A atividade tem o objetivo de promover a educação alimentar e nutricional entre crianças em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o diretor da Segan, a Semana da Alimentação reforça que comer bem é um direito de todos. “Mais do que nutrir, a alimentação está ligada à saúde, à dignidade e à cidadania. Queremos que cada morador compreenda seu papel nesse processo e tenha acesso a informações que ajudem na construção de hábitos alimentares mais saudáveis”, destaca.
A Semana da Alimentação no Guarujá integra as ações permanentes da SEGAN, que trabalha para garantir que todas as pessoas tenham acesso regular e permanente a alimentos adequados e em quantidade suficiente, promovendo segurança alimentar, geração de renda e qualidade de vida.

Faça um comentário