
Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura de Guarujá promove um evento aberto ao público sobre a temática, que também abordará educação ambiental e empreendedorismo, com aproximadamente 500 alunos da Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues Laureano (Av. Osvaldo Aranha, nº 365 – Jardim Maravilha). A ação acontece nesta quinta-feira (25), às 8 horas e, na sexta-feira (26), às 13 horas.
A programação incluirá oficinas, palestras, feiras de sustentabilidade, apresentações dos projetos e brechós dos alunos. Durante o ano letivo, os alunos reuniram itens recicláveis, como caixas de ovos, garrafas pet, tampinhas de plástico, papelão e lacres de alumínio.
Após, envolvendo todos os componentes curriculares da unidade escolar, a atividade sustentável rendeu a criação jogos de lógica, maquetes, mosaicos e réplicas de animais marinhos. Os alunos também escreveram poemas temáticos. As produções serão expostas nos dois dias de apresentação, como murais.
Já as palestras abordarão assuntos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), racismo ambiental, casas flutuantes e poluição marinha. Divididos em grupos, os alunos montarão as salas com projetores, telas e outras decorações. Com isso, eles poderão escolher qual palestra participar, dentro do assunto de maior interesse.
As apresentações dos alunos são inspiradas em propostas promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), “Como acabar com a poluição plástica”, que objetiva estimular o protagonismo estudantil, pelo cuidado com o meio ambiente.
O brechó será realizado em dois dias. O primeiro será comandado pelos estudantes, por meio de doações dos alunos, familiares e professores. Já o segundo, conduzido pela comunidade. Todos os fundos são voltados para que os alunos participem da formatura, no fim deste ano.
O professor de Matemática, Guilherme Laranjeira, conta que ficou maravilhado com as mudanças de conduta que o projeto causou nos alunos. “Eles me contaram que começaram a separar o lixo em casa. Quando questionei o motivo, me falaram que eu tinha dito que era importante”. Ele adiciona que a ação também impactou os familiares, que passaram a ter atitudes mais sustentáveis.
Relatório da ONU propôs a redução em 80% da poluição plástica até 2040
De acordo com relatório divulgado pela ONU, em 2023, a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040, se houver união e mudanças profundas nas condutas de países e empresas, diminuindo o uso desnecessário e outras políticas. O relatório propôs que, por meio da circularidade do material, o objetivo pode ser alcançado. Para tanto, devem ser usadas políticas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação.
Faça um comentário