
Com o objetivo de orientar comerciantes e fortalecer a aplicação do Protocolo ‘Não se Cale’ – medida que visa proteger mulheres em situação de risco em ambientes públicos -, o Procon-Santos realizou blitz educativa na Rua Gastronômica (Tolentino Filgueiras, Gonzaga), na quinta-feira (21). A ação integrou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A operação visitou cerca de 20 estabelecimentos da região, entre bares e restaurantes, reforçando o compromisso da Cidade com políticas públicas de acolhimento e prevenção. Durante a blitz, foram verificadas as diretrizes estabelecidas pelo Decreto Estadual 67.856/2023, como a obrigatoriedade da afixação de cartazes educativos em locais visíveis e em banheiros femininos, contendo orientações sobre o protocolo, contato de canais de denúncia e instruções para identificar sinais de violência de gênero.
A ação contou com a presença da secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, do diretor do Procon-Santos, Sidney Vida, além de integrantes da Fundação Procon-SP. Ao lado de sete fiscais municipais, o grupo conduziu os trabalhos ao longo da noite. “Estamos reforçando ações como a de hoje ao longo de todo o Agosto Lilás, em parceria com o Procon-Santos, vinculado à nossa secretaria, que tem feito um trabalho intenso para que a sociedade compreenda que o enfrentamento à violência doméstica é um compromisso coletivo”, destacou Nina Barbosa.
Faça um comentário