Globo realiza demonstração inédita da TV 3.0 nas Olimpíadas

Durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, emissora monta line-up completo (desde a transmissão até a recepção e o uso) de sinal de TV 3.0 em 4K

A Globo montou todo o lineup de transmissão, distribuição e recepção de um sinal em 4K HDR e outro em HD HDR, ambos com áudio imersivo personalizável (MPEG-H), para demonstrar as qualidades e funcionalidades da tecnologia que está sendo desenvolvida no país visando o novo padrão de televisão. Para a transmissão, ainda, foram utilizadas tecnologias como  MPEG-5 (LCEVC), DASH, IMSC1, ROUTE e VVC.

No centro de controle de sinais da Globo, Carlos Cosme, especialista em inovação no grupo de Telecom do Hub de Infraestrutura e Segurança da Globo e Carolina Duca, gerente Sr de Tecnologia da Globo, explicaram o funcionamento do workflow completo de TV 3.0, os protótipos e experiências que poderão fazer parte deste novo padrão da TV aberta. As inovações envolvem interatividade, personalização, qualidade de imagem e som imersivos, hipersegmentação de conteúdo, além de novas oportunidades de negócios e ofertas para o mercado publicitário.

Para receber o sinal over-the-air, a Globo instalou uma antena Mimo desenvolvida pela Universidade Mackenzie na sala e realizou atualizações de firmware em três set-top-boxes (STBs) para que possam receber o sinal. “Procuramos fomentar toda a cadeia produtiva por isso as atualizações de software nos STBs para que as placas possam adaptar-se a recepção do sinal de TV 3.0”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*