Transformar a educação da Baixada Santista e garantir um futuro ainda melhor para a região: essa é uma das principais metas do deputado federal Alberto Mourão. Pensando nisto, na segunda (07), o parlamentar se reuniu com representantes da juventude local para o debate sobre temas importantes para o setor e para o entendimento de suas respectivas demandas e necessidades.
A criação da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista foi a pauta central do encontro. A proposta, apresentada por Mourão ao Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo fortalecer o ensino superior na região e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da Baixada Santista. “A ideia é transformar o campus local da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em uma nova universidade, com sede em alguma cidade do Litoral Sul. Fundado em 2004, o campus continuaria existindo em Santos, mas ligado à Universidade do Litoral Sul, e os nove cursos de graduação que existem atualmente poderiam ser ampliados”, disse o parlamentar.
Segundo ele, o Plano Nacional de Educação (PNE) já definiu como uma de suas metas a expansão e a interiorização da rede federal de educação superior, considerando a densidade populacional e as características regionais. “Transformar esse campus em uma Universidade Federal independente permitirá uma gestão mais alinhada com as demandas e necessidades específicas da região. Com dotação orçamentária de universidade, poderemos promover ainda mais pesquisa, inovação e estabelecer parcerias estratégicas com o setor produtivo local e com entidades governamentais”, acrescentou.
A representante institucional da juventude de Peruíbe, Emilly Ibelli, concordou. “Está na hora de nós, jovens da Baixada Santista, ocuparmos os nossos espaços de fala e de destaque. Precisamos nos organizar para juntos transformarmos a educação e o futuro da nossa região e assim chegarmos ainda mais longe. Não podemos deixar essa pauta de grande relevância passar em branco. Nossas lideranças estudantis precisam se unir para levantar o máximo de apoio possível para essa proposta da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista. Agora é a nossa hora de fazer acontecer”.
O subsecretário de juventude de Praia Grande, Augusto Schell, corroborou. “Que alegria ver essa reunião, com tantos jovens preocupados com o futuro da nossa região. Aproveitem este momento, que ganha ainda mais força com a participação de vocês e dá continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por Mourão ao longo dos anos. Afinal, não é de hoje que ele investe na juventude da Baixada Santista. Desde 2012, por exemplo, Praia Grande possui uma subsecretaria exclusiva para atender este público e suas necessidades. O município, inclusive, foi o primeiro de todo o Estado de São Paulo a contar com essa pasta, antes até da criação do Estatuto Nacional da Juventude (criado em 2013) – o que o tornou um modelo a ser seguido. Temos que continuar, juntos, lutando para irmos cada vez mais alto”.
O encontro contou com a participação de mais de 50 jovens de toda a região e ainda debateu temas como o Novo Ensino Médio, a evasão escolar e a segurança nas escolas públicas, além de abordar também a mobilidade, a infraestrutura, o mercado de trabalho e a saúde na Baixada Santista.
Faça um comentário