Paulo Alexandre Barbosa representa São Paulo em formação sobre economia verde na Universidade de Stanford, Califórnia

Formação internacional reúne lideranças públicas e privadas para impulsionar a transição sustentável no Brasil. Governadores, secretários e outros especialistas fazem parte da comitiva organizada pela Comunitas

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa está participando de um programa de formação internacional voltado para lideranças na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), à convite da Comunitas – organização especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado.

“Stanford é reconhecida pela sua atuação na área pública e nessa formação de temas que são relevantes, como esse curso na área de economia verde. É muito interessante poder ver que o mundo está pensando nessa questão de desenvolvimento sustentável, que está na Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), importante para o desenvolvimento de todos os países do mundo”, explica o parlamentar.

O programa, desenhado pela Comunitas em parceria com a Leadership Academy for Development LAD, está capacitando gestores para apoiar na implementação de políticas públicas com foco no desenvolvimento socioeconômico do país.

“Esse curso tem a participação de vários líderes públicos e privados do Brasil. Aqui com a gente estão os governadores do Pará – Helder Barbalho-, do Rio Grande do Sul – Eduardo Leite-, e do Mato Grosso do Sul – Eduardo Riedel. Está sendo uma experiência muito valiosa que me dá mais embasamento para fazer um mandato cada vez melhor”, completa Paulo Alexandre.

O objetivo é ampliar a mentalidade dos participantes para os desafios e oportunidades relacionados à sua ação como agentes implementadores de políticas públicas.

O projeto faz parte do Center for Democracy, Development and the Rule of Law, parte do Freeman Spogli Institute for International Studies da Universidade de Stanford, com foco em economia verde.

O deputado federal Paulo Alexandre está viajando sem usar verbas públicas. As passagens aéreas foram custeadas com recursos próprios e a hospedagem e curso foram oferecidos pelas Comunitas.

Economia Verde

A economia verde é um modelo que melhora os indicadores sociais com o uso de recursos naturais e adesão de práticas de consumo consciente e baixa emissão de carbono de forma eficiente. Muitas empresas ao redor do mundo já estão implementando ações para o uso desse novo modelo econômico.

Para alcançar a sustentabilidade, que é um objetivo da economia verde, o novo modelo envolve investimentos privados e públicos para que haja o desenvolvimento necessário para projetos que trarão desenvolvimento sustentável.

Por ter a maior parte da floresta amazônica em território nacional, o Brasil tem grande destaque no debate sobre as mudanças climáticas. Em contrapartida, o país sofre com desmatamento e com poucas políticas públicas ou privadas voltadas à preservação do meio ambiente. O tema foi escolhido a partir das demandas centrais da rede da organização.

Comitiva com 24 brasileiros

Além dos governadores e de Paulo Alexandre, fazem parte dos selecionados os secretários da pasta de meio ambiente de território parceiros da Comunitas, como Marília Melo (MG); Nathália Resende (SP); a Secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos (governo federal); e o Secretário de Planejamento do PR, Luiz Augusto Silva; e a Conselheira do Tribunal de Contas da União do PA, Daniela Barbalho. Ainda, foram convidados o Secretário de Planejamento e Entregas Prioritárias da prefeitura de São Paulo, Fernando Chucre; e o deputado federal por São Paulo, Pedro Paulo Carvalho de Teixeira.

Membros do Núcleo de Governança da Comunitas também participarão da formação, a exemplo de José Roberto Marinho (Grupo Globo); Solange Ribeiro (Neoenergia); Luis Henrique Guimarães (Grupo Cosan); Luiz Ildefonso Simões Lopes (Brookfield Brasil) e Marcos Lutz (Ultrapar), bem como o time da Comunitas, representado pela diretora-presidente, Regina Esteves; o diretor de projetos, Thiago Milani; a diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação, Dayane Reis; a diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola; e a diretora de Parcerias Estratégicas, Ronyse Pacheco. Parceria entre Paulo Alexandre e a Comunitas

Após os dois mandatos como prefeito de Santos, Paulo Alexandre trabalhou em parceria com a Comunitas em ações voltadas à chefes dos executivos de cidades brasileiras. Como gestor público, promoveu capacitação e mentorias para os novos prefeitos.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre os setores público e privado, com foco no desenvolvimento sustentável do país por meio da melhoria dos serviços prestados à população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*