Para garantir cada vez mais o acesso da população de Praia Grande à vacinação, a partir deste domingo (4), o Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) passará a funcionar também aos domingos, das 9 às 15 horas. Estarão disponíveis os imunizantes contra a covid-19, gripe, meningite e HPV, além das demais vacinas de rotina do calendário anual de vacinação, como poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras que são fundamentais para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes.
A vacinação estará a todo o vapor no Município neste fim de semana. No sábado (3), as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) estarão abertas das 9 às 16 horas para imunizar a população, além de realizar a atualização cadastral dos usuários da rede municipal de saúde e fazer o acompanhamento dos beneficiários do programa Auxílio Brasil. Por conta desta ação nas Usafas, o Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) permanecerá fechado neste sábado.
Praia Grande tem se destacado na vacinação contra a covid-19, garantindo a imunização necessária para proteger contra casos graves do coronavírus. De acordo com dados do Vacinômetro-SP, Praia Grande detém 101,64% da população imunizada com esquema vacinal completo (no mínimo duas doses). No total, já foram aplicadas mais de 924 mil doses de vacina contra a covid-19, considerando todos os grupos.
“Praia Grande tem trabalhado incansavelmente para garantir o acesso à vacinação e oferecer uma rede estruturada em todo o território para atender as pessoas com síndromes respiratórias. Por isso, a gente pede para que as pessoas se vacinem, tomem suas doses de reforço, porque essa é a melhor proteção contra a covid-19”, afirma o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Covid-19 – A quarta dose da vacina contra a covid-19 continua disponível para as pessoas acima de 18 anos e, agora, para adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos. É necessário ter tomado a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.
A terceira dose é oferecida a maiores de 12 anos de idade, desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Todos devem levar o comprovante de vacinação, documento pessoal e comprovante de residência.
Está disponível ainda a quinta dose para imunossuprimidos acima de 18 anos que tomaram a quarta dose há mais de quatro meses. No caso dos imunossuprimidos, é preciso apresentar o laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde.
Já a primeira dose do imunizante contra a covid-19 segue sendo ofertada para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades e maiores de 3 anos. Para a vacinação deste público, é fundamental que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:
– Documento de identidade do responsável;
– Comprovante de residência em nome do responsável;
– Documento de identidade da criança (RG ou certidão de nascimento);
– Caderneta de vacinação da criança;
– Cartão do SUS ou CPF da criança;
– Documento que comprove a comorbidade (se necessário);
– Pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br (preferencialmente).
Faça um comentário