Hospital Irmã Dulce realiza capacitação para utilização do aparelho de  videolaparoscopia em Praia Grande

Parto da menina ocorreu nesta quinta-feira (27) no Hospital Municipal Irmã Dulce

Manter os trabalhadores atualizados é fundamental para prestar um bom  atendimento ao público. Com esse pensamento, os profissionais do  Centro Cirúrgico do Complexo Hospitalar Irmã Dulce receberam uma  capacitação para a utilização do novo e moderno aparelho de  videolaparoscopia adquirido na última semana pela Prefeitura de Praia  Grande. O equipamento está possibilitando a ampliação da realização de  exames e procedimentos cirúrgicos, tanto eletivos quanto de urgência e  emergência na Região.

As instruções foram fornecidas a toda a equipe nesta segunda (31) e  terça-feira (1º), dentro do próprio Hospital. “O treinamento das  equipes assistenciais com o novo aparelho transcorreu da melhor forma  possível, iniciando uma nova fase no Hospital Irmã Dulce, com  cirurgias minimamente invasivas e menor tempo de hospitalização”,  afirma o diretor técnico do Hospital Irmã Dulce, Amer Khatib.

De acordo com o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber  Suckow Nogueira, as cirurgias que necessitam desse novo aparelho já  estão sendo realizadas pelos profissionais da unidade hospitalar. “As  capacitações são constantes na equipe, afinal, frequentemente novos  equipamentos vão surgindo, novos processos são atualizados. E isso  traz benefícios para a equipe técnica do hospital, que é o único 100%  SUS da Baixada Santista, porta aberta, além de ser referência em  traumatologia e neurocirurgia. Consequentemente, esses avanços  beneficiam também a população, com uma assistência cada vez mais  adequada”, destaca.

Sobre o aparelho – A videolaparoscopia visa observar as estruturas  presentes na região do abdômen e da pelve e, em caso de necessidade,  remover ou corrigir as possíveis alterações. O procedimento com o novo  aparelho agiliza a realização das cirurgias eletivas e de emergência e  diminui o tempo de recuperação dos pacientes. Além disso, o moderno  equipamento permite cirurgias de grande porte em pacientes obesos.

“O moderno aparelho possui uma câmera full HD de alta resolução, com  uma fonte de luz de alta amplificação, insuflador de alta potência de  40 litros. Com ele poderemos voltar a fazer a colecistectomia  (retirada da vesícula) por videolaparoscopia, proporcionando menor dor  no pós-operatório, menos riscos de complicações de ferida operatória,  diminui riscos de hérnia no futuro, além deixar o paciente menos tempo  internado, com recuperação mais rápida”, explica Amer Khatib.

Nos procedimentos de urgência e emergência, o novo aparelho também é  de extrema importância, em especial nos casos de apendicite aguda e  dores abdominais em geral, pois poderá realizar um exame de imagem com  maior precisão. “A videolaparoscopia diagnóstica é uma forma onde a  gente consegue finalizar melhor o diagnóstico e promover o tratamento  mais adequado dos pacientes”, acrescenta.

Segundo Cleber Suckow Nogueira, o novo equipamento dará mais agilidade  ao atendimento hospitalar. “O aparelho de videolaparoscopia vai  possibilitar que disponibilizemos mais leitos hospitalares, porque a  recuperação dos pacientes é mais rápida nos procedimentos com esse  equipamento. Isso vai garantir um atendimento de maior qualidade aos  munícipes e também à população da região que utiliza o hospital”.

Para a Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, a aquisição deste  equipamento de ponta pela Administração Municipal representa mais um  avanço nos esforços para qualificar cada vez mais a Saúde  praia-grandense. “Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso  em aperfeiçoar o atendimento, o acolhimento e a assistência para a  população. Nós estamos investindo cada vez mais na Saúde de nossa  Cidade, não apenas no Hospital Irmã Dulce, mas também em toda a rede  municipal, para ampliar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde”.

PS Central – E para seguir avançando na saúde, está em obras  aceleradas o novo Pronto-Socorro Central, em implantação no antigo  prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e  Sociais), Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Kennedy. A nova  unidade permitirá ampliar não só o atendimento de urgência emergência,  mas também o de maior complexidade realizado pelo Hospital Irmã Dulce.

“O Pronto-Socorro Central vai desafogar os serviços de  pronto-atendimento realizados pelo Hospital Irmã Dulce e será um dos  mais equipados, não só da região, mas do Estado. Nele vamos conseguir  fazer procedimentos cirúrgicos em que a pessoa não precisa ficar muito  tempo internada, em no máximo um dia ela recebe alta para casa. Já os  atendimentos mais complexos seguirão com o hospital. Com isso a gente  consegue desafogar o hospital e requalificar o serviço de urgência e  emergência do Município, proporcionando mais acesso à população a um  atendimento de maior qualidade”, atesta o secretário.

Complexo Hospitalar – O Hospital Municipal Irmã Dulce é o único  hospital 100% SUS na Região, porta aberta (que atende demanda  espontânea, sem a necessidade de que o paciente passe em outra unidade  de saúde antes) e que conta com mais de 250 leitos em funcionamento. A  Unidade atende pacientes de toda a região e funciona como referência  na Baixada Santista.

O Complexo de Saúde Irmã Dulce compreende, além do Hospital Municipal,  a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Hospital (PS Central),  a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia e a Unidade  de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e  Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*