Semana do Meio Ambiente conta com ações especiais realizadas pela Associação Comercial de Santos, ACS Jovem e Instituto Ecofaxina

Neste domingo, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para comemorar essa importante data, nesta sexta-feira (03), às 16 horas, representantes da Associação Comercial de Santos (ACS) estarão na Praça Azevedo Júnior, no Centro Histórico de Santos para uma ação especial.

No local, será plantada uma muda de árvore da espécie Ingazeira, muito utilizada para o sombreamento dos cafezais. A árvore também era abundante na região onde hoje se localiza a ACS, antes conhecida como “Enguaguaçu” (corruptela de Inga gua açu).

O local da ação, contígua à ACS, também é conhecido como a Praça do Café, adotada pela Associação Comercial de Santos,  tempos atrás, através da iniciativa da prefeitura ‘Adote uma Praça’. Desde então, a entidade vem colaborando na conservação e manutenção das áreas verdes do local, que já contou até com vários pés de café.

“Plantar uma árvore é pensar no futuro. É um gesto que demonstra nossa preocupação com o Meio Ambiente, pois queremos que não seja só para nós, mas sim para as próximas gerações. Além disso, é um ato que amplia a consciência de todos para a importância de proteger e preservar o planeta”, comenta Eduardo Lopes, Gerente Executivo da ACS.

Já no domingo (05), voluntários vão colocar a mão na massa e realizar uma ação de limpeza na área de Mangue, próximo ao Jardim São Manoel, em Santos. Uma parceria da ACS Jovem com o Instituto Ecofaxina na sua 145ª ação voluntária. O objetivo é conscientizar e envolver a população na luta pela preservação de mangues, rios e mares.

“Essa é mais uma ação que vai alertar e informar sobre o impacto danoso causado pelo descarte irregular do lixo nas áreas de manguezal. O nosso ecossistema pede socorro e não podemos cruzar os braços. É preciso manter os mangues limpos, vivos e produtivos”, enfatiza Eduardo.

Somaram forças com a ACS Jovem e o Instituto Ecofaxina os seguintes órgãos e entidades: Prefeitura de Santos, Associação Comercial de Santos Jovem, Grupo Criando Valor, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, UNISANTA, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food

Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972 para atrair a atenção das pessoas e dos governos para o tema. No Brasil, desde 1981 a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente, cujo objetivo é promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*