Walking tour pelo Centro Histórico conta a história do café em Santos

Tomar um cafezinho e aprender sobre a história da influência da indústria cafeeira na Cidade. Essa é a proposta do Rastros e Aromas do Café, passeio a pé que será realizado neste sábado (2), às 11h, em parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e a Parceiros do Turismo, no Centro Histórico de Santos. Para participar, é preciso fazer reserva antecipada.

O grupo inicia o passeio caminhando do Museu Pelé até a Bolsa do Café, ouvindo histórias do produto, que foi um dos grandes propulsores do crescimento do Brasil e da Cidade. A primeira parada é uma visita a uma tradicional torrefadora, para os participantes conhecerem o processo de torrefação dos grãos e provarem uma xícara da bebida.

O roteiro também promete apresentar aos visitantes a relação dessa iguaria com personalidades históricas importantes para Santos e o País, como José Bonifácio, Barão de Mauá, Cândido Gaffrée, Eduardo Guinle, Giuseppe Martinelli e Saturnino de Brito.

O percurso pela Rua XV de Novembro passa pelo Museu do Café, onde será possível conhecer os aspectos históricos da produção em Santos, no Brasil e no mundo, além das obras do artista Benedicto Calixto. O passeio também inclui apresentação da antiga estação ferroviária do Valongo e caminhada pela Rua do Comércio, passando pela Casa da Frontaria Azulejada. Após uma pausa no Café Carioca, se encerra na entrada do Monte Serrat. 

O tour sai por R$ 30,00 por pessoa, tem cerca de 1,5km e aproximadamente três horas de duração. O ponto de encontro é em frente ao Museu Pelé, às 10h45, com saída às 11h. A agência também oferece a opção de iniciar ou terminar no Hotel Ibis Valongo, para quem quiser estacionar o carro e/ou tomar café da manhã, com o trajeto passando para 3,5km.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*