Praia Grande terá mais 30 leitos de UTI para o atendimento de pacientes com covid- 19

A Prefeitura de Praia Grande está prestes a ganhar mais um importante reforço no combate a pandemia da covid-19. O Município realiza a implantação de mais 30 leitos de UTI adulto no Hospital Municipal Irmã Dulce que serão destinados exclusivamente aos atendimentos dos pacientes com coronavírus. Os novos leitos deverão entrar em funcionamento já a partir dos primeiros dias da próxima semana e terão papel fundamental para desafogar o sistema de saúde municipal.

Os números demonstram com exatidão a evolução da estrutura praia-grandense no combate a pandemia. Com esta etapa de implantação dos equipamentos, a Cidade dobra o número de leitos de UTI adulto no Irmã Dulce, saindo de 30 para 60 específicos para covid-19. No total, o Hospital do Município chegará a importante marca de 100 leitos de UTI (além desses voltados ao combate da pandemia, são mais 20 de UTI adulto, 10 de UTI infantil, sendo 4 para a covid e outros 10 de UTI neo natal).

A Cidade está investindo recursos próprios na estruturação desses leitos, com destaque para a aquisição de modernos respiradores, monitores cardíacos, camas e demais equipamentos. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,3 milhões. Outra ação importante é a contratação de mais equipes médicas que atuarão nos novos leitos.

“A Prefeitura de Praia Grande está trabalhando de forma intensa para salvar o máximo possível de vidas. A chegada desses respiradores comprova o compromisso da Administração Municipal em oferecer o melhor atendimento possível para população na área da Saúde. Isso só foi possível porque o Município se preparou por conta de uma boa gestão do Mourão nos últimos anos e do investimento na saúde básica. Peço que as pessoas fiquem em casa e usem máscara porque essas cepas atuais da doença são mais agressiva”, explicou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini. 

Respiradores – Na noite de sexta-feira (26), uma megaoperação que contou com o apoio de diversas equipes e veículos da Guarda Civil Municipal, além das polícias Civil e Rodoviária, foi a responsável pela chegada no Município de 40 modernos respiradores.

De acordo com o cronograma de trabalho da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, do número total de respiradores, 30 serão destinados aos novos leitos de UTI no Irmã Dulce, 7 divididos entre as alas de emergência e enfermaria covid também sediados no hospital da Cidade. Outros 3 respiradores serão destinados pela Sesap para compor a reserva técnica de equipamentos.  

“Com a entrega de mais esses espaços e equipamentos, o Hospital Irmã Dulce reforçará sua posição de referência na Região. Serão 100 leitos de UTI, algo raro em todo País. São 64 leitos de UTI apenas para o atendimento da covid-19, já que além dos 60 leitos adulto são mais 4 infantis. No futuro, quando a pandemia passar, o Município poderá utilizar esses espaços para outras especialidades, como da área cardiológica”, disse o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*