PARLAMENTARES TOMAM AS PRIMEIRAS MEDIDAS NA CPI DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para discutir a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, protocolizada e presidida pelo deputado estadual Paulo Corrêa Jr, teve sua primeira reunião hoje (12), no plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa.

 

Como aprovado na eleição da mesa da CPI, o primeiro encontro contou com a presença do jornalista santista do Diário do Litoral, Carlos Ratton, que explanou sobre sua série de reportagens sobre a exploração sexual infanto-juvenil intitulada “Meninas do Centro”.

 

Ratton mostrou o descaso do poder público na Baixada Santista com essa situação e sua luta, por meio do jornalismo, para que crianças e adolescentes sofredores desse problema recebam o atendimento necessário.

 

“É um absurdo que o governo municipal só tome uma providência quando há uma denúncia na capa do jornal. Quem sofre com isso são nossos pequenos. Afirmo que essa luta não ganhou o apoio apenas de um deputado e sim, apoio de toda a Assembleia Legislativa. Vamos apurar ouvir e apresentar tudo ao ministério público, cobrando rápidas soluções”, disse Corrêa Jr.

 

 

 

Desdobramentos

 

Estavam presentes os deputados Ed Thomas (PSB), que é o relator da CPI, Wellington Moura (PRB), e as deputadas Marcia Lia (PT) e Leci Brandão (PCdoB). Todos ficaram sensibilizados com a explanação dada pelo jornalista e elogiaram a iniciativa de Paulo Corrêa Jr. por abordar este tema na Casa de Leis.

 

O próximo passo, conforme foi decidido pelos parlamentares, é convidar a Comissão de Direitos Humanos e o NAE (Núcleo Avaliação Estratégica), ambos departamentos da Assembleia Legislativa, a participarem da CPI.

 

Além disso, as reuniões itinerantes da Comissão Parlamentar de Inquérito começarão a ser planejadas, com o objetivo de conhecerem melhor a realidade dos locais.

 

Provavelmente, o próximo encontro será no retorno do recesso parlamentar em 2019.

 

Entenda o caso

 

Corrêa Jr. viabilizou esta CPI após participar do fórum “A Exploração Sexual Infanto-juvenil esconde medo, seja a voz daqueles que não podem falar”, que aconteceu na Universidade Santa Cecília (Unisanta) no dia 26 de fevereiro, e foi um reflexo da série de reportagens do Diário do Litoral, realizada em 2017 intitulada “Meninas do Centro”.

 

Além disso, o deputado estadual apresentou o projeto de lei nº92 de 2018 que autoriza o Governo do Estado a criar um serviço de disque denúncia de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*