1º Simpósio de Diabetes de Guarujá acontece nesta quinta-feira (6)

O 1º Simpósio de Diabetes de Guarujá será realizado nesta quinta-feira (6), reunindo autoridades, especialistas e profissionais da saúde para debater diferentes aspectos da doença. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começa às 8 horas, no Hotel Doral Guarujá (Avenida Miguel Estefno, 3.001 – Enseada).

Ao longo do dia, diversos especialistas abordarão temas como complicações cardiometabólicas, retinopatia diabética, pé diabético e terapia regenerativa, alimentação inteligente, diabetes gestacional e terapia por pressão negativa em lesões do pé diabético, entre outros. As palestras contarão com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas convidados.

O evento tem como proposta principal apresentar propostas efetivas de prevenção das complicações do diabetes que impactam na qualidade de vida e e diminuição do tempo de vida do paciente. Entre os exemplos, estão o rastreamento do pé em risco, o monitoramento contínuo por sensor em crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, com diabetes tipo 1 e o rastreamento de retinopatia diabética.

Para isso, o Simpósio também contará com uma amostra científica, em que 18 trabalhos foram aprovados e serão apresentados no formato de banners pelos autores. Ao final, o primeiro colocado receberá uma premiação.

O secretário de Saúde destaca que as complicações da diabetes é um dos temas prioritários do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV). “O diabetes é uma condição que exige uma abordagem integrada e contínua. Nosso objetivo com esse simpósio é atualizar os profissionais da rede sobre os avanços no diagnóstico e tratamento, além de fortalecer as estratégias de prevenção. O enfrentamento da doença passa pelo conhecimento e pela integração entre as diferentes áreas da saúde”, afirma.

A programação também prevê um momento de interação entre os participantes, com espaço para perguntas e respostas, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências. Além disso, o público poderá visitar estandes de apoiadores, com exposição de equipamentos e tecnologias, como o aparelho automático de Índice Tornozelo-Braquial (ITB) e o sensor de monitoramento contínuo de glicose.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*