Vereador Betinho é o novo presidente da Uvebs

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) elegeu sua nova diretoria na Câmara Municipal de Praia Grande. O novo presidente da entidade é o vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB – Praia Grande). O parlamentar e demais membros da diretoria já tomaram posse e seguem no mandato por dois anos. A chapa única conta com representantes de cada uma das nove cidades da Baixada — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, São Vicente e Santos — e possui 20% de mulheres em sua composição.

 

Entre as metas da nova diretoria, uma bandeira antiga: a inclusão da Uvebs na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) para a obtenção de um assento nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que congrega representantes das prefeituras das nove cidades e do Governo do Estado para o debate de temas a nível metropolitano.

 

“Vamos lutar para que possamos participar, mesmo que a princípio tenhamos voz e ainda não possamos votar, afinal o vereador é o para-choques da sociedade e é o ente político mais próximo da população. É o vereador quem é cobrado desde o momento em que vai tomar um café na padaria até a hora em que se dirige para casa no final do dia. Portanto esta proximidade deve ser levada em consideração, pois trará mais representatividade aos 1,8 milhão de pessoas que vivem na nossa região”, disse Betinho.

 

Presente na reunião, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), discursou como membro da Agem e sinalizou apoio à reivindicação. “Os vereadores poderão ser o farol dos prefeitos nesta discussão metropolitana. Serei porta-voz desta bandeira e levarei para a primeira reunião da Agem esta reivindicação. Entendo o papel do vereador, como representante da sociedade e sei o quanto isto é importante”, ressaltou Mourão.  “A Uvebs precisa fazer link com outras entidades, respeitando a diferenciação destes poderes — Legislativo x Executivo — para que o poder público possa se tornar mais ágil como um todo”.

 

O vereador de Pedro de Toledo, Marco Antonio Garcia (PSD), também participou do evento, demonstrando a experiência no Vale do Ribeira, onde o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), trabalham em conjunto com a criação de um “Parlamento Regional”, que inclui representantes das Câmaras Municipais das 24 cidades daquela região, em discussões do Codivar. “Uma união que já garantiu alguns avanços no Vale do Ribeira. Esta interlocução entre os poderes, a nível metropolitano, é de extrema importância”, comentou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*