SESSÃO SOLENE ACONTECERÁ NA ALESP PARA CELEBRAR OS 125 ANOS DO CENTRO ESPANHOL DE SANTOS

O parlamentar pede a possibilidade do pagamento da primeira parcela do 13º dos servidores que recebem até R$3.000,00.

Em uma época onde vivenciamos o fechamento dos clubes recreativos, ou mesmo para sobreviver essas instituições se adequam a novos espaços, o Centro Español y Repatriación de Santos comemora os seus 125 anos de atividades em um dos pontos mais nobres de Santos, a Avenida Ana Costa.

Por esse motivo o deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (DEM) convida a todos para homenagear a entidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), no plenário Juscelino Kubistchek, na sexta-feira dia 13 de março às 19h30.

A associação centenária foi inaugurada em 06 de janeiro de 1895, com o nome de “Casino Español” e localizava-se na Rua Aguiar de Andrade, no bairro Paquetá. Na década de 60, acompanhando o progresso e as mudanças da cidade, trasladou sua sede para onde se localiza até hoje, na Avenida Ana Costa nº 286.

Nessa história centenária podemos destacar duas vivências que se impactaram a história de Santos, a primeira em 1918. Suas instalações foram oferecidas às autoridades sanitárias, que montaram leitos no salão de bilhar, no teatro, no salão nobre e na secretaria. Durante 15 dias ali ficaram internados 128 enfermos, dos quais faleceram 24.

Antes disso, em 1916, o Centro Espanhol já havia servido de abrigo para os sobreviventes do naufrágio do vapor Príncipe de Astúrias, que afundou na Ponta do Boi, no dia 4 de março de 1916, com mais de 500 vítimas. Nessa ocasião o Centro uniu-se as outras duas entidades espanholas existentes na Cidade: a Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos e a Sociedade Espanhola de Repatriação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*