Santos recebe 900 doses de vacina pentavalente e reabastece policlínicas

Santos recebeu 900 doses da vacina pentavalente (protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenza tipo B), a qual deve ser aplicada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de vida. A quantidade, que está sendo repassada às policlínicas, é menor do que a  necessidade mensal do Município (1.200 por mês).

As vacinas foram repassadas à Secretaria de Saúde de Santos pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual.

Foram abastecidas as unidades da região da Orla e Central Histórica e, nesta quinta (10) será a vez das unidades da Zona Noroeste e morros. A última remessa de pentavalente para o Município foi em 24 de julho, há quase três meses, quando a Cidade recebeu apenas 400 doses.

“Este repasse de 900 doses da pentavalente não será suficiente para atender toda a nossa necessidade, mas ajuda a minimizar o problema de desabastecimento que enfrentamos”, explica a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras. O desabastecimento da vacina pentavalente ocorre em todo País por conta da reprovação da vacina produzida por laboratório indiano, após testes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A previsão do Ministério da Saúde é de que o fornecimento da vacina seja normalizado em novembro.

Outras vacinas – O estoque da vacina DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) continua zerado nas 29 policlínicas que fazem vacinação em Santos. Também há atraso no fornecimento pelo Ministério da Saúde após problemas de acondicionamento das vacinas durante a sua distribuição.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*