Santos esclarece: São 7 os casos de sarampo no município e não 21

Diferentemente do que tem sido veiculado pelo Ministério da Saúde, a cidade de Santos tem 7 casos confirmados de sarampo em 2019 e não 21. Erroneamente, o órgão federal creditou ao município vários casos de sarampo ocorridos em tripulantes dentro do navio MSC Sea View, entre os meses de fevereiro e março deste ano.
A maior parte dos tripulantes era estrangeira, vinda de países como Ilhas Maurício, Ucrânia Sérvia, Filipinas, Itália e Madagascar, não cabendo, desta forma, relacioná-los à cidade de Santos, que apenas fez as notificações dos casos aos órgãos competentes após escala do transatlântico no município.
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ofício ao órgão federal e também à Secretaria de Estado da Saúde com os devidos esclarecimentos.
O sétimo caso de sarampo ocorreu meses atrás, em um morador de Santos que foi atendido em Camboriú (SC) no mês de fevereiro e cuja confirmação chegou a Santos no início da noite desta quinta-feira (18). Devido ao fato de não haver mais possibilidade de transmissão do vírus, não será feito bloqueio vacinal no entorno da residência desta pessoa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*