Santos é a primeira cidade da região a atingir meta de vacinação contra a gripe

Um dia antes do término oficial da campanha nacional de vacinação contra a gripe, previsto para esta sexta (31), Santos atingiu a meta de cobertura de 90% do público-alvo, conforme prevê o Ministério da Saúde, sendo a primeira entre as cidades da Baixada Santista.Desde o dia 10 de abril até a tarde desta quinta (30), foram aplicadas 202.897 doses no Município, diante da população total estimada de 224 mil pessoas. A vacinação prosseguirá enquanto durarem os estoques.

Nesta sexta (31), a dose está disponível para qualquer munícipe interessado em 28 policlínicas (endereços abaixo), das 9h às 16h. Para a vacinação é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Diante da ampliação do público-alvo e da meta de cobertura durante a campanha pelo Ministério da Saúde, no dia15 de maio a Secretaria Municipal de Saúde estendeu a vacinação para qualquer interessado. Medida que será válida em todo o Brasil a partir da próxima semana conforme anunciado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Santos é a cidade que mais doses da vacina já aplicou na região e, mais uma vez, atingimos a cobertura de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. Isto foi possível após amplo esforço dos profissionais de saúde, facilitação do acesso à vacina nos postos fixos e volantes em várias ações e abertura de quatro policlínicas aos sábados”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

 POSTO EXTRA

Na tarde desta quinta (30), um posto de vacinação foi montado em frente ao prédio comercial onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Saúde. A ação contou com profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), com apoio de alunos do curso técnico em enfermagem do Senac, e vacinou 1.112 pessoas.

O analista de importação e exportação Edilson Lopes, 33 anos, que trabalha na região central, aproveitou a oportunidade. “Durante a semana, no horário comercial, fica mais difícil ir até uma policlínica. O posto é bem interessante e a liberação da vacinação para todos ajuda principalmente aquelas pessoas que não têm condições de pagar pela vacina”.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*