Rede de saúde de Santos incentiva o aleitamento materno o ano todo

Diversas iniciativas da Secretaria de Saúde incentivam o ano todo, e não apenas durante a campanha Agosto Dourado, a amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê e complementar até os dois anos de idade. Seja em grupos de aleitamento materno, em atendimento individual nas policlínicas, na Escola das Mães ou nas maternidades municipais, a importância do oferecimento do leite da mãe ao bebê é pauta o ano inteiro.

Profissionais de saúde capacitados orientam as mulheres, desde a gestação, para o momento em que estarão com a tarefa de alimentar o bebê com o próprio leite. É feito também o alerta para o baby blues, sensação de tristeza e insegurança que costuma aparecer em até 80% das mulheres no período pós-parto e que ocorre por causa das mudanças hormonais após o nascimento da criança.

 Com o bebê nos braços, o desafio é fazer com que o aleitamento seja prazeroso para a mãe, que ela não deixe de fazê-lo após as primeiras dificuldades, geralmente relacionadas à demora na descida do leite e ao erro na pega do bebê, que provoca dores e lesões nos mamilos. Novamente, a equipe de saúde entra em ação com o intuito de evitar o desmame precoce por meio do empoderamento da mulher.

 Está em curso na Secretaria de Saúde o fortalecimento das políticas de aleitamento do Município, cujo primeiro passo foi a publicação do decreto da campanha Mamada Legal, por meio da qual empresas, escolas, creches, unidades de saúde e maternidades que promovam e facilitem o aleitamento materno sejam contempladas com o título “Amiga da Amamentação”. Unidades de saúde do Município, bem como creches públicas e conveniadas, são obrigadas a participar.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*